Reinvente as reuniões familiares

Reinvente as reuniões familiares

Se tem o hábito de reunir a família aos fins de semana e nas ocasiões especiais, pense em programas diferentes do que costumam fazer. Aqui ficam, algumas ideias...


ACTIVIDADES

Criem um álbum de família!
Tem caixas ou gavetas cheias de fotografias? Então aproveite a próxima reunião familiar para criarem um álbum de família todos juntos. Os filhos vão adorar conhecer os seus antepassados e ouvir as suas histórias e você vai ficar com uma peça de arte única... Podem aproveitar algumas coisas que tem lá em casa:

  • Caixas de papelão para fazer as capas
  • Letras recordadas de jornais para fazer o título do álbum e as secções
  • Caixas, cartolinas ou mesmo sacos de plástico (rijos) para fazer as folhas. Só precisa de cortá-las à medida e fazer dois furos para poder prender tudo com um cordel à capa...
  • Fita autocolante dupla ou bolas de silicone para prender as fotos.

Se encontrarem muitas fotos de caras feias ou de olhos fechados, não as deitem fora! Reúnam-nas num álbum à parte, pintem bigodes e óculos a algumas pessoas e fique com um álbum de família verdadeiramente original e muito divertido.

Deixe as crianças mandarem
Isto pode ser muito divertido e até mesmo pedagógico! Por um dia, deixem-nas escolher a ementa, pôr a mesa e "mandar" nos adultos, dizendo-lhes como devem comportar-se e o que têm de comer, etc. Cozinhar não porque é demasiado arriscado, mas podem ajudar. No fim, vão aprender todos muito e vão divertir-se ainda mais com as malandrices dos miúdos!

TODOS PARA A MESA!
De vez em quando, também é importante reinventar o que serve e a forma como serve.

Entradinhas de fruta
A fruta deve ser comida entre refeições ou, pelo menos, 30 minutos antes das mesmas. Portanto, a par dos snacks que serve como entradas, ofereça também umas pequenas espetadas de fruta ou mesmo fruta fresca cortada (com palitos para a agarrar).

Nem é carne nem é peixe
Se não costuma fazer comida vegetariana, está na hora de experimentar um substituto da carne que é muito, muito bom: a soja granulada. Pode usá-la exatamente como se fosse carne, desde que a ponha a hidratar bem temperada durante algumas horas, porque a própria soja é insípida. Use de preferência a soja fumada de origem biológica (encontra nas ervanárias ou nas secções de comida dietética do seu supermercado), que é bastante mais saborosa que a convencional e cozinhe-a, de preferência, com algum molho.

Uma ocasião especial? Façam um piquenique!
Bem sabemos que é outono, altura em que os dias ficam mais curtos e volta o frio e a chuva. Por isso mesmo, aproveitem enquanto podem para se reunirem ao ar livre, até porque agora está menos calor e há menos bichos. Mas para que seja o piquenique perfeito...

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro
  • Escolha bem o sítio. Isto é o mais importante. Deve ter zonas planas, sol e sombras. Explore os parques e jardins próximos e, se tiverem crianças na família, dê preferência a um local com parque infantil ou com alguma atração para elas (pode ser só uma árvore boa para subir, eles depois inventam o resto).
  • Distribua tarefas. Uma pessoa leva as entradas, outra as sandes, outra os doces, outra as bebidas e outra as loiças os pratos, copos e talheres.
  • Prefiram comida fácil de transportar e de levar, que tenha um prazo de validade alargado, que seja ligeira no estômago e que agrade a todos os membros da família. Os snacks e aperitivos são sempre uma boa escolha.
  • Evite a loiça e os talheres de plástico descartável. Prefiram a loiça reutilizável, que poupa vários quilos de plástico deitado fora – pense que só a vão usar durante uns minutos e demora centenas de anos a desfazer-se na lixeira ou, no pior dos casos, no ambiente. Se é tão bom ter zonas naturais limpas para fazer piqueniques, sejam os primeiros a contribuir para que elas perdurem para o uso de muitas gerações!

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes