PROTEJA OS SEUS FILHOS DO SOL

PROTEJA OS SEUS FILHOS DO SOL

Como mães, a nossa principal prioridade é garantir que a nossa família está protegida em todas as circunstâncias. Quando vivemos ou passamos as férias em climas quentes, isso inclui manter os nossos filhos a salvo do calor extremo. Tome nota!


Mantenha os seus filhos seguros ao sol, quando as temperaturas não param de subir!

Proteção contra os danos solares

Os danos causados pelo sol podem ser prevenidos, mas se as crianças adoram brincar ao ar livre nos meses de verão, vamos deixar-lhe aqui algumas recomendações que precisa de saber para ajudar a combater os danos da exposição ao sol. Ensinar os mais pequenos a estarem seguros ao sol e a cultivar bons hábitos irá fazer com que se sinta mais descansada.

Os raios UV do sol reagem em contacto com a melanina, uma substância química que se encontra na nossa pele. A melanina absorve os raios UV antes que estes possam causar danos graves na pele. A queimadura solar desenvolve-se quando a quantidade de exposição à radiação UV é maior do que a proteção da melanina da pele. A exposição ao sol pode ser prejudicial para todos, mas devemos estar conscientes de que é ainda mais perigoso para as crianças que têm:

  • sinais na pele
  • a pele e o cabelo muito claros
  • um historial familiar de cancro da pele

Os médicos em geral e, mais especificamente, o Dr. Jonathan Levy (que é pai de quatro filhos), recomendam: "Utilizar sempre protetor solar, até mesmo nos dias nublados. O risco de sofrer uma insolação é o mesmo e é preciso ter muito cuidado com a pele das crianças. Podem queimar-se muito rapidamente".

Como pais, devemos adquirir o hábito (se é que não o adquirimos já) de aplicar protetor solar sempre que saímos à rua ou quando nos expomos ao sol. Leve sempre o seu protetor solar e o dos seus filhos, dentro da mala ou no carro, e assim estarão sempre protegidos dos danos solares para onde quer que vão. Também pode encher frasquinhos de viagem com creme protetor, para os seus filhos levarem quando forem passear, andar de bicicleta ou ao parque de diversões com os amigos. "Escolha o fator de proteção solar mais elevado que consiga encontrar e nunca compre nenhum inferior a 30”, diz o Dr. Levy. Em caso de dúvida, escolha um protetor solar resistente à água, porque assim será também resistente ao suor. E, lembre-se, deve aplicá-lo pelo menos a cada duas horas ou imediatamente após as crianças saírem da água se tiverem ido ao banho.

O Dr. Levy também aconselha que a proteção solar deve ser aplicada pelo menos 20 minutos antes de sair de casa, para desfrutar da máxima proteção, uma vez que a pele precisa de tempo para absorver a loção.

Mantenha a família hidratada

A temperatura normal do corpo das crianças é a mesma que a dos adultos (geralmente à volta dos 37°C), por isso, se o seu filho tiver febre, pode estar a sofrer de uma insolação, devido à exposição excessiva ao sol.

Mantermo-nos bem hidratados evita muitas das preocupações que o calor do verão nos traz, uma vez que a exaustão pelo calor pode ser o resultado de desidratação e para as crianças, até mesmo a mais leve dor de cabeça pode ser insuportável. Lembre às crianças que devem beber água frequentemente enquanto brincam e, para elas não se esquecerem, experimente comprar-lhes uma garrafa engraçada para os incentivar ou então opte por lhes dar sumos, o mais naturais possível.

Roupa adequada

A roupa proporciona alguma proteção contra o sol, por isso, se puder, escolha roupas folgadas, de cor clara, de manga comprida e de tecidos respiráveis, como o algodão por exemplo. Os chapéus evitarão que as suas cabecinhas se queimem, portanto quanto maiores forem, melhor. Pode parecer-lhe uma tolice, mas a temperatura corporal dos mais pequenos pode subir rapidamente e de forma inesperada, pelo que devem fazer pausas regulares do sol e abrigarem-se à sombra de um chapéu de sol ou perto de um aparelho de ar condicionado.

O verão deve ser um tempo livre de preocupações, dedicado à diversão e às brincadeiras. Podemos aproveitar ao máximo e divertirmo-nos ao sol, desde que ensinemos aos nossos filhos a protegerem-se do calor. Cultive com eles os hábitos corretos!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ver outros artigos de tempos livres.

 

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes