A primeira refeição do dia

A primeira refeição do dia

Faça do pequeno almoço uma festa


A vida das famílias é cada vez mais complicada. Tudo é feito depressa e a correr. O pequeno-almoço é tomado à pressa, de pé ou pelo caminho. Ao almoço cada um está em seu lado e muitas vezes o jantar é a única refeição em que todos se sentam à mesma mesa. Mas nem sempre.

Se durante a semana é difícil sentar todos à mesa, principalmente durante a manhã, que tal fazer do pequeno-almoço de sábado uma refeição familiar tomada com calma, em que todos podem contar as novidades da semana, planear atividades para o fim de semana e ficar a conhecer os planos e ideias uns dos outros? Não é difícil. Basta um pouco de organização, uma mesa posta e digna de telenovela ou de hotel, e desfrutar.

Se tiver uma varanda, quintal ou jardim coloque a mesa ao ar livre, durante a primavera e verão. Se não, a cozinha ou a sala servem perfeitamente.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Coloque uma mesa cuidada com copos, pratos, talheres e guardanapos e até uma jarra com flores. Poderá fazer isto de véspera e colocar na mesa as coisas que não precisam de frigorífico como os cereais, as compotas, as misturas de café ou chocolate para o leite.

  • Na sexta à noite aproveite para preparar um bolo. Além de o poder colocar na mesa do pequeno almoço é ótimo para ter em casa durante o fim de semana para lanches ou alguma visita inesperada.
  • Na manhã de sábado, com a ajuda de todos prepare sumos naturais, batidos ou smoothies ((itálico)). Basta juntar as frutas da sua preferência com iogurte ou leite, um pouco de açúcar ou mel e triturar bem. Ou então faça sumos naturais juntando várias frutas e triturando com um pouco de gelo.
  • Crie e prepare coisas diferentes todas as semanas: num fim de semana faça scones, no outro prepare umas panquecas. Poderá preparar a massa de véspera – ou ter a mistura preparada sempre à mão – e de manhã basta colocar no forno ou preparar as panquecas para saborear bem quentinhas com compotas caseiras.
  • Porque não preparar uma granula ou muesli feito em casa? Mistura aveia, frutos secos da sua preferência, coco ralado, um pouco de mel… e leve a tostar em forno quente. Depois de frio guarde num recipiente fechado e tenha a sua mistura personalizada sempre pronta a comer. Sirva com leite ou iogurte natural.
  • Se tiver uma máquina de pão, que tal programá-la para preparar o pão? Não há nada melhor do que acordar de manhã com o cheirinho do pão acabado de fazer.
  • Outra alternativa é preparar algo salgado: ovos mexidos ou ovos quentes com tostas são maneiras diferentes de começar o dia.
  • Não se esqueça do queijo, do fiambre ou da manteiga. Do leite, do café e dos iogurtes.

E tenha um delicioso pequeno-almoço em família. Porque não fazer desta uma nova tradição familiar?

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes