Qual a personalidade do seu filho?

QUAL A PERSONALIDADE DO SEU FILHO?

Como é o seu filho? A vida e a alma da festa ou o menino sério e tímido que se senta a um canto? Entender o seu temperamento vai ajudá-la a antecipar as suas necessidades e a abordar eficazmente as questões de disciplina, de sono e desenvolvimento.


Os pais devem apoiar os seus filhos com o objetivo de fomentar a sua independência. O primeiro passo para que isso aconteça é identificar a sua personalidade. Faça o teste de personalidade do seu filho e divirta-se a analisar as características do seu pequeno. Mas cuidado com os estereótipos ligados à formação da personalidade da criança. Não se deixe influenciar por eles!

O Anjo

Suave mas sociável, é encantado por conversar e provavelmente… fala antes do tempo. Seguramente terá sido sempre assim: dorme e come bem desde que nasceu, e quase nunca chora, excetuando com o nascimento dos dentes ou quando está doente. Apesar da sua personalidade fácil de levar, precisa de muita interação com os outros, de uma rotina e de relações regulares para se sentir estável. Quando lhe é negada alguma coisa, reorienta-se facilmente. Rapidamente se esquece das birras. Normalmente, segue as regras, e procura a aprovação dos outros. Tenta criar um equilíbrio entre a solidão e a companhia dos amigos.

O Didático

É cheio de energia e geralmente dá-se bem na vida social, mas também não é o líder nem a pessoa mais tímida e modesta. Precisa familiarizar-se com o território e as pessoas, e pode ser nervoso no seu primeiro dia de escola ou creche, ou quando confrontado com um adulto desconhecido.

Antes de se dar é natural que se junte um pouco a si, revelando o seu lado mais tímido. Contudo, rapidamente ganha confiança com os outros. À medida que vai crescendo, vai precisando de jogos interessantes, saídas regulares e, pelo menos, um amigo para fazer moldes de lama e brincar às escondidas.

É incapaz de se divertir por longos períodos de tempo, por isso às vezes pode ser um pouco irritadiço, pois procura continuadamente atenção. Ofereça-lhe diferentes tipos de livros didáticos: vai adorar! Se o souber levar bem, ele vai alinhar nos seus planos e podem divertir-se em família. Os seus problemas de sono podem resultar em noites com pesadelos, mas não se preocupe, ele não gosta muito de birras e uma ou duas advertências mais contundentes vai mantê-lo afastado de comportamentos negativos.

O “delicado”

Sensível e profundamente refletivo, vive no seu próprio mundo a maior parte do tempo e não gosta que o obriguem a sair de lá. Geralmente é apelidado de "tímido", e muito fechado sobre si próprio, tendo dificuldades em partilhar. Obrigá-lo a fazê-lo é uma má ideia. Não vai apenas resistir, como pode fechar-se ainda mais na sua concha. Passa bem nos eventos sociais se lhe for possível ficar sentado a observar os outros. Precisa de uma rotina de sono bastante rígida, e com sesta desde o princípio. Algo “novo” na sua vida pode causar transtornos de sono, birras ou uma atitude fechada. Nestes casos é preciso mais tempo para o acostumar às “regras da casa”. Pense positivo e seja paciente. Uma vez que se sinta confortável, não vai dar-lhe razões de queixa. O esforço compensa!

O espírito enérgico

Fisicamente tende a ter acessos de raiva e um comportamento imprudente. Nascido aventureiro é extremamente curioso sobre a vida. Estão em toda a parte e sempre em movimento, levanta-se nos sofás, espreita o gato e geralmente causa estragos em festas. É muito inteligente e ansioso para aprender e crescer. Atividades cansativas são ótimas para aumentar o seu consumo de energia nervosa. As sestas e as refeições não devem ser alteradas também, porque a sua energia decai rapidamente se estiver com fome ou cansado. É naturalmente entusiasmado e precisa que lhe imponham os limites de forma clara do que pode e não pode fazer, deixando sempre espaço para se sentir livre.

Deitá-lo pode ser uma verdadeira batalha pois nunca quer perder nada do que o rodeia. Uma rotina relaxante para dormir é indispensável, já que precisa de “desligar” física e mentalmente antes de pensar em fechar os olhos. É um líder natural, tem grande resistência e adora atividade interessantes.

O amuado

Inteligente, engenhoso e independente, sabe o que quer e quando quer. Normalmente gosta de brincar sozinho, mas fica frustrado se um aparelho não funcionar ou se um jogo for interrompido. Muito intenso, prefere fazer as coisas à sua maneira. Diverte-se a jogar com outras crianças, mas pode perder a paciência facilmente se for provocado.

Precisa de um mediador paciente, rotinas regulares, e alguém para ensiná-lo a lidar com as dificuldades sociais que enfrenta. Pode ser propenso a morder, empurrar ou bater, por isso é importante uma atitude repetitiva, tranquila e firme da sua parte, uma disciplina inflexível.

Irritar-se com ele ou forçar a sua vontade não faz sentido, tem que saber negociar dentro da razão, e ser um pouco branda nas rotinas mais básicas: não o obrigue a dormir, comer ou escovar os dentes num momento específico, observe os seus horários naturais de sono e de alimentação e estabeleça uma rotina adequada a ele e aos que o rodeiam. Dessa forma, ele não vai ser tão obstinado com tanta frequência. À medida que cresce, vai mostrando uma notável criatividade e muitas vezes será capaz de corrigir alguma coisa com sua habilidade natural para ter ideias brilhantes.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez queira ler também sobre A importância de falar com o seu filho ou sobre O que fazer quando o se filho tem dificuldade em adormecer.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

e o amuado apesar de ja ter 24 anos ainda amua

  • Reportar

Tenho um bicho carpinteiro, com espirito bastante energético com 16 meses eheheh

  • Reportar

Eu tenho uma metade didatica, metade energética, com 6 anos no primeiro ano...Um bom desafio... =)

  • Reportar

eu tenho uma de 2 anos e meio, metade anjinha, metade didática...

  • Reportar

Bolas eu tenho um amuado de 5 anos. Pode ser bastante divertido mas tambem dificil de coordenar

  • Reportar