organizar um jantar

Organizar um jantar

Simplifique e tenha uma noite divertida


Uma das questões que me colocam muitas vezes é como organizar um jantar sem que isso implique chegarmos à hora de jantar exaustas, sem paciência e preocupadas com aquilo que vamos servir.

Receber pessoas em casa para um jantar não deve ser motivo para preocupações, mas sim um momento de descontração, animação e sinónimo de uma noite bem passada.

Tudo começa com organização e planeamento e tendo em consideração a simplicidade. Seguindo estas três regras não há motivo para nada correr mal.

Em primeiro lugar, e depois dos convites feitos, pense na ementa. Mas em vez de pensar numa ementa muito complicada, pense em três pratos simples: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. E, melhor do que isso, pense numa ementa tipo – ou seja, algo que com apenas algumas simples variações poderá servir vezes sem conta aos seus amigos, e que possam ser preparadas com antecedência sem prejudicar o resultado final.

Para simplificar a ementa deverá evitar pratos que impliquem estarem a ser preparados quando os seus convidados chegam.

Uma entrada simples poderá ser uma sopa ou um creme de legumes que pode ser preparado de véspera e simplesmente aquecido quando for altura de servir. Esta é uma entrada ótima para os meses mais frios. E com tantas sopas e cremes por onde escolher, nunca será a mesma entrada duas vezes.

Nos meses mais quentes opte por umas entradas frias que também poderá fazer com antecedência, como saladas que apenas necessitam de ser temperadas na hora. Outra solução sempre simples é optar por colocar na mesa alguns queijos e enchidos, presunto, azeitonas temperadas, pão fresco, patés e tostas. Sem complicação e certamente do agrado de todos.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

O prato principal também deverá ser pensado de acordo com a regra da simplicidade e de poder ser feito com antecedência. Uma lasanha, um bacalhau gratinado ou com natas, um arroz de pato, são algumas sugestões que além de serem o prato completo numa só travessa – basta acompanhar com uma salada – permite ser feito no dia anterior e colocado no forno a gratinar antes de se sentarem à mesa.

Outras coisas como um caril de frango ou um estufado do género são ainda melhores quando aquecidas no dia seguinte. As cataplanas são também pratos simples de fazer e que pode ter já pronto e colocar a cozinhar assim que os seus convidados chegam. Além disso, não precisam do seu cuidado e vigia constante, e em pouco mais de 30 minutos estão prontos para levar para a mesa.

As sobremesas serão sempre o mais fácil: no inverno um leite creme com uma camada de açúcar acabada de queimar, arroz doce ou uma tarte de maçã, ou de limão, com uma bola de gelado. Nos meses mais quentes sobremesas com frutas, como mousses frescas ou semifrios, gelados e sorvetes, ou uma simples mas sempre bem recebida mousse de chocolate.
Estas são algumas sugestões para ementas simples e livres de stresse ou grandes preparações. Depois de decidir o que fazer, faça uma lista de compras e veja se tem tudo em casa. Passe pelo supermercado e não se esqueça de comprar sumos, vinho e outras bebidas.

Prepare tudo o que puder na véspera e, no dia do jantar, tenha tudo preparado para não demorar mais de meia hora a concluir tudo.

Ponha a mesa e tenha tempo para se arranjar e receber os convidados. O resto é fácil. A entrada está pronta, assim como a sobremesa e o prato principal só necessitará de alguns retoques de última hora.

Ainda acha que vai ser assim tão complicado receber em casa?

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Olá...depois de ver este artigo lembrei-me de fazer algo em casa...por acaso, não foi um jantar! (não por pensar que não era capaz mas devido ao facto financeiro) Portanto, optei por fazer crepes :p Comecei mais cedo e guardei num recipiente para estarem quentinhas...antes, já tinha posto a mesa e os acompanhantes (chocolate, doces, chá, etc). Foi divertido

  • Reportar

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.