MANTENHA-SE FRESCA E DIGA “ADEUS” AO CALOR

MANTENHA-SE FRESCA E DIGA “ADEUS” AO CALOR

O verão é uma época para aproveitarmos o sol e divertirmo-nos, mas é também uma estação para sermos cautelosas: as insolações podem ser extremamente perigosas e, neste caso, escolher a roupa certa pode fazer uma grande diferença.


O que é o stresse pelo calor?

O stresse pelo calor (também conhecido como exaustão pelo calor) é o resultado da exposição excessiva a temperaturas elevadas em condições climáticas extremas, muitas vezes acompanhado de desidratação. Na sua forma mais extrema, o stresse pelo calor pode conduzir a uma insolação nos adultos, que se pode revelar fatal.

Atenção com as insolações e os seus sintomas:

  • urina de cor escura
  • dores de cabeça
  • tonturas
  • fadiga
  • desmaio
  • cólicas de estômago e diarreia.

Como vestir-se para andar fresca

A boa notícia é que o stresse térmico pelo calor pode ser evitado e é bastante simples. O segredo é evitar o calor excessivo, evitando permanecer muito tempo ao sol e procurar um local com ar condicionado. O desgaste causado pelo calor pode afetar a capacidade do nosso corpo para regular a sua própria temperatura, portanto escolha tecidos com propriedades protetoras para se vestir da forma mais fresca possível.

A seda e o algodão são dois materiais recomendados para os dias quentes, mas quanto aos tecidos sintéticos o melhor mesmo é evitá-los. O médico especialista da pele, Dr. Jonathan Levy, sugere que vistamos roupas de cores claras, folgadas e porosas. "Prefiram roupa que permita que o fluxo de ar circule à volta do corpo e escolham tecidos que absorvam mais facilmente o suor da pele", afirma.

Relativamente às crianças, tenha em atenção que o creme de proteção solar pode manchar os tecidos, portanto guarde as suas peças de roupa favoritas para quando o tempo arrefecer. É claro que o chapéu é um elemento essencial de qualquer bagagem e look de verão, uma barreira entre a cabeça e o sol, que evitará que se queimem e reduzirá o risco de sofrer uma insolação.

O Dr. Levy aconselha escolher um chapéu de abas largas que também proteja as orelhas, o rosto, pescoço e ombros: "Os chapéus de abas largas são os melhores. Levem sempre água e protetor solar à prova de suor quando estiverem fora de casa." Pode escolher entre chapéus de cowboy ou dar asas à Audrey Hepburn que vive dentro de si.

Como gerir a exaustão pelo calor

Na eventualidade de você, o seu companheiro ou os seus filhos revelarem sinais de stresse pelo calor, apesar de terem tomado todas as precauções, o tratamento mais rápido é o seguinte:

  • sair do calor e encontrar um local fresco para descansar.
  • beber muita água.
  • tirar a roupa desnecessária e/ou apertada para ajudar o seu corpo a arrefecer.
  • refrescar-se com um duche.
  • utilizar packs frios ou de gelo para baixar a temperatura.

Os sintomas de um acidente vascular cerebral devido ao calor são semelhantes aos da febre e, portanto, devem ser tratados como tais. Durante os meses de verão, leve sempre consigo o seu protetor solar, porque nunca se sabe quando será necessário!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ver outros artigos de verão.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes