SER MÃE DE UM ATLETA

MÃES SOB PRESSÃO

Se já esteve nas bancadas mais do que uma vez, cravando as unhas nas palmas das mãos, sabe como o desporto pode ser stressante para uma mãe. É importante aprender a gerir o stresse e não apenas por si, mas também pelos seus filhos, pois eles aprendem com o seu exemplo!


O desporto de competição pode ser muito stressante, não apenas para os atletas, mas também para as mães. Como é que elas lidam com a pressão de ver os seus filhos ganhar ou perder?

Cuide de si mesma

As mães cuidam de todas as outras pessoas e têm tendência a esquecer-se de si mesmas. Por isso, como é que se consegue gerir a pressão? É preciso estar bem consigo mesma para apoiar o seu filho se ele falhar um objetivo e isso passa por cuidar bem de si e dedicar atenção a si própria. Tente dormir o número de horas suficientes, fazer exercício físico regularmente, seguir um regime alimentar saudável, manter o corpo hidratado e evitar o excesso de cafeína e açúcar, que podem aumentar o seu nervosismo.

Não se esqueça também da mente, cuide dela tal como cuida do seu corpo. Pode experimentar praticar técnicas de meditação para relaxar, mas na realidade pode ser que necessite apenas de dez minutos de silêncio sentada longe da agitação do dia a dia.

Não se esqueça de respirar

Em momentos de stresse, muitas de nós não respiramos "adequadamente". Experimente colocar a mão na barriga e inspirar pelo nariz. O abdómen deve mover-se quando inspira. Mantenha a respiração durante três segundos e, em seguida, expire o ar lentamente.

Seja um bom modelo a seguir!

O que distingue um verdadeiro campeão é a capacidade de recuperação após uma "derrota" e a capacidade de seguir em frente quando as coisas ficam difíceis. Como mãe, pode ajudar o seu filho com esta parte fundamental do seu desenvolvimento, pessoal e profissional, no campo desportivo, sendo um bom modelo a seguir, ajudando-o a ultrapassar os obstáculos, a superar os erros e a manter a calma.

  • Se o se filho joga numa equipa, incentive todos os colegas dele e não apenas o seu filho.
  • Mantenha uma perspetiva correta das coisas.
  • Torne-se num modelo de comportamento a seguir: mantenha a calma, o apoio e os incentivos, quer ganhem ou percam.
  • Nunca se sobreponha ao treinador!
  • Não viva os seus sonhos desportivos através do seu filho.
  • Assegure-se que o seu filho sabe que o ama acima de tudo, independentemente das suas realizações ou das suas derrotas.
  • Partilhe as suas dicas com outras mães, pois a experiência ajuda sempre.

Tem um atleta olímpico a crescer na sua família? Como se sente e o que faz? Adorávamos ouvir as suas histórias e dicas! Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Entre aqui para participar nos passatempos que lançámos para celebrar os Jogos Olímpicos!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.