JOGOS PARA A PRAIA E PISCINA

JOGOS PARA A PRAIA E PISCINA

A praia e a piscina são dos nossos lugares favoritos no verão (já para não dizer a nossa "segunda casa"), por isso há que aproveitá-las ao máximo! Deixamos-lhe aqui uma coleção de jogos aquáticos para as crianças se divertirem como nunca consigo e com os seus amiguinhos.


As crianças até se entretêm com uma mosca, mas nunca é demais estar preparada com trunfos na manga para as alturas em que a imaginação não abunda. Tome nota destes jogos para a praia e piscina! É o melhor de tudo é que não precisa de levar brinquedos extra, podem brincar com os recursos que a natureza nos dá e pouco mais.

 

JOGOS PARA A PRAIA

Os clássicos:

-          Enterrar-se na areia: uma criança é a escolhida para ser enterrada e as outros ficam encarregues de enterrá-la, com cuidado e, claro, deixando a cabeça de fora. Também adoram a variante "enterrar um adulto", porque se sentem poderosas!

-          Saltar as ondas: sempre sob a nossa supervisão e ao estilo dos nadadores-salvadores.

-          A caça ao tesouro: o clássico jogo de apanhar conchas e pedras coloridas. E para não acabarem com tudo o que existe na praia, peça-lhes para encontrarem algo "diferente", uma pedra verde ou azul, por exemplo.

-          Jogo do galo na areia: com pedras e conchas em vez de fichas! E o tabuleiro pode ser desenhado por vocês na areia.

-          Jogar à macaca! Ou fazer um castelo de areia.

 

Os mais originais:

-          Corrida de obstáculos: crie um circuito com diferentes desafios, tais como saltar por cima da toalha, passar pela água, evitar pisar chinelos e conchas.

-          Vestir a sombra. Tão simples e criativo como desenhar a sombra do corpo na areia e "vesti-la", desenhando roupas com um pauzinho: um chapéu de sol, um saco, um top...

-          Escrever mensagens à beira-mar e observar as reações de quem as lê: por exemplo, "dás-me um beijo?" ou "sorri, hoje o sol brilha".

 

Os que cansam menos:

-          Deixar pegadas na beira-mar e ver como desaparecem. É algo que hipnotiza os mais pequenos.

-          Olhar para as nuvens e procurar figuras.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

-          Jogar ao “eu estou a ver…” na praia.

 

JOGOS PARA A PISCINA

-          Corrida de colchões: indique uma meta, encha dois ou três colchões, coloque uma ou duas crianças em cima de cada colchão e que vença o melhor! Vão ter que remar com os braços o mais rapidamente que puderem (e já agora confidenciamos-lhe que deitados é a maneira de avançarem mais depressa).

-          Túnel submarino: as crianças são colocadas em duas filas, de pé, na zona baixa da piscina. Cada grupo abre as pernas e forma um túnel e, uma a uma, todas as crianças de cada fila terão de passar por baixo! O grupo que acabar primeiro ganha!

-          Tubarão: o pai ou a mãe é um peixe e as crianças são os tubarões que perseguem o peixe para comê-lo. Ou o inverso: o pai é o tubarão e as crianças são os peixinhos que fogem dele.

-          Caça ao tesouro: atiramos vários objetos para a piscina (enquanto as crianças não estiverem a ver) e as crianças têm que mergulhar e encontrá-los em tempo recorde; é claro que a criança que encontrar mais tesouros ganha.

-          Lançamento da boia fora da piscina, o mais longe que conseguirem, sem tocar na borda do outro lado (alguém terá de fazer de juiz).

-          Marco… Polo! Um jogador faz de Marco e fica com os olhos vendados. Os outros jogadores têm que ir gritando "Polo!" em resposta ao grito de "Marco". O que faz de Marco tem que apanhar um dos que gritam "Polo" e adivinhar quem é. Lembra-se? Os jogadores podem ir mudando de papel!

 

E se têm medo da água?

Então temos que fazer com que vão perdendo o medo pouco a pouco, ensinando-lhes que a água é um meio diferente e que não vai acontecer nada, só têm de se habituar a ela.

-          Num sítio onde tiverem pé ou sentados num degrau baixinho, pode pôr-lhe água na cara para se ir habituando à sensação de meter a cabeça na água. Deixe que a criança também a salpique a si com água, para ela se divertir, e faça todo o teatro que puder!

-          Pode ensiná-las a fazer o "morto" ou a "estrela”: deite-a na água de barriga para cima, com as mãos e pés abertos, enquanto a mantemos à tona com segurança com as mãos por baixo das costas e pernas. Peça-lhe que relaxe nesta posição e ajude-a a sentir-se calma e tranquila.

-          Não se esqueça que a criança deve usar sempre braçadeiras ou a proteção necessária. Tente brincar com a criança, para que ela queira voluntariamente entrar na água e nunca saia do seu lado. Seja paciente!

 

O que achou deste artigo? Esperamos que tenha gostado e já agora, que tal um artigo para si? Dê uma vista de olhos a Os melhores looks para a piscina e também Como vestir um páreo.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Fantástico!Apesar de alguns jogos já conhecia.Mas é divertido.

  • Reportar