Sonhos e pesadelos infantis

SONHOS E PESADELOS INFANTIS

Falar com eles sobre os seus sonhos e pesadelos, mostrar interesse pelas suas preocupações e investigar os sinais que o seu subconsciente usa para expressar as suas inquietações… tudo isto é viajar através da mente dos nossos filhos e, para eles, algo que os faz sentir reconfortados, seguros e amados. Continue a ler e cuide do seu bem estar.


Quer saber que temores ou preocupações estão escondidos nos pesadelos infantis? Aprenda connosco e ajude-os a ter sonhos felizes. Os pesadelos são um dos transtornos mais frequentes na infância, que podem desencadear algum medo na hora de dormir. Geralmente estão associados a coisas que causam preocupação ou fases de desenvolvimento emocional e psíquico, aparecendo com mais frequência quando a criança está preocupada com algo. Já sabe que a memória recente continua a trabalhar enquanto sonhamos, por isso os pesadelos são uma continuação noturna das emoções que se enfrentam e não podem ser controlados.

Os sonhos mais comuns e a sua interpretação

Há uma série de pesadelos e sonhos habituais nas crianças que podemos considerar quase como “estereótipos”. Aprenda a interpretar os pesadelos das crianças !

Sonhar com queda livre: significa ansiedade. Expressa também medo de se mostrar vulnerável, inseguro.

Perseguições: revelam a necessidade da criança se sentir protegida. Se é repetido em várias ocasiões, pergunte a si mesma se consegue fazê-la sentir-se segura.

Sonhar com monstros: reflete uma necessidade de fazer algo impossível, de ser o melhor em algo. Pode também simplesmente dever-se ao facto de ter vistos filmes ou desenhos animados com monstros, e a sua mente recorre a essas lembranças. No entanto, se os monstros lutam, pode significar a necessidade de competir para ser o melhor em algo.

Os fantasmas: representam o medo de pessoas estranhas que apareceram recentemente na sua vida, novos professores ou amigos dos pais, estes sonhos expressam desconfiança: a criança não confia em gente nova ou desconhecida. No entanto, se coincidir com algum filme em que tenha visto um fantasma, pode ser essa a explicação.

Feiticeiros e fadas: aludem a uma necessidade de mudança, à não conformidade com a sua realidade atual e à possibilidade de a mudar com magia. Procure na fonte alguma deceção ou ciúmes.

As bruxas más: indicam falta de confiança, desilusão, alguém que engana. É um pesadelo recorrente quando as crianças começam a crescer e a descobrir que “as aparências enganam”.

Água: indica segurança e purificação, a não ser que se estejam a afogar, significando perigo.

Fogo: no geral, indica transformação e um novo começo.

Ladrões: a criança sente que tem rivais que lhe querem roubar o seu lugar.

Como ajudar a superar os pesadelos nas crianças?

Primeiro deve saber tranquilizar o seu filho. Vá à sua cama e oiça o que tem para lhe contar. Tente estar relaxada e tranquila, e fale com uma voz suave. Fique um bocado ao seu lado até que adormeça, ou deixe uma luz de presença.

Se achar conveniente, pode falar-lhe pela manhã, para averiguar a causa da sua preocupação e tentar reduzi-la. Por outro lado, pode brincar com a alteração dos sonhos: deixe que lhe conte o pesadelo enquanto bebem um chocolate quente e encontre um final feliz para a história. Pode ser um jogo divertido e o ideal é que acabem a rir do pesadelo, convertendo-o em algo agradável e até agradável. Por exemplo: “Se era perseguido por uma bruxa muito feia por toda a casa, era apenas porque queria que ele lhe desse um beijo no nariz para a transformar numa bonita princesa”.

“Que tenhas sonhos felizes”

Para que o seu filho durma um sono apenas, siga estes conselhos:

  • Tente que seja uma criança feliz, com passatempos, jogos e contos.
  • Uma alimentação equilibrada e saudável é muito importante.
  • Evite que tome bebidas com cafeína ou estimulantes.
  • Estabeleça bem as rotinas, o banho, o jantar e a hora de deitar.
  • Na hora de deitar, elimine o stresse,. Sabia que os odores são determinantes? Têm uma poderosa influência no nosso corpo e mente, sobretudo na hora de ter sonhos agradáveis e um descanso de qualidade. Um aroma suave e fresco ajuda e relaxar a criança, enquanto lhe lê uma história.

O que cheiramos, e também o que ouvimos, tem uma repercussão direta nos nosso sonhos porque o nosso cérebro incorpora no sonho como se fosse realmente parte dele. Se adormecemos a ouvir música, é provável que também a oiça no sonho. Com o cheiro acontece algo parecido: se o ambiente cheirar a flores, natureza e bem-estar, os sonhos serão tranquilos, mas se for um cheiro desagradável, os sonhos serão estranhos. Por isso, que tal usar um ambientador com um aroma agradável?

AmbiPur 3volution é o ambientador perfeito para isto, é elétrico, elimina as moléculas de mau cheiro e substitui-as por um odor fresco e experiências aromáticas. O seu sistema alterna entre três fragrâncias e graças ao seu regulador de fragrância escolhe a intensidade de aroma que desejar. Há uma grande variedade para escolher, desde os toques florais até à frescura da manhã. Pergunte-se de qual gostará mais e escolha!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez queira ver como perfumar a sua casa .

Ambipur GPII
AmbiPur Mono fragrância
(170)

Um sopro de ar fresco

Descubra agora!

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes