COMO INCENTIVAR NOS SEUS FILHOS O AMOR PELO DESPORTO
Como mãe, desempenha um papel muito importante na educação desportiva dos seus filhos, por isso queremos ajudá-la a incentivar o desportivismo junto deles, com dicas práticas para se tornarem uns campeões. Partida, largada, fugida!
As crianças são ativas por natureza, logo desde o momento em que dão os primeiros passos. No entanto, por vezes não temos bem a certeza de quando é a melhor altura para iniciá-los no desporto. A partir dos 5 anos, os nossos filhos podem começar a fazer algum tipo de desporto, embora os especialistas só recomendem a sua prática regular a partir dos 8 anos de idade.
Além disso, nem todas as crianças são iguais: nem todas possuem as mesmas capacidades físicas, nem a mesma inclinação para a prática do desporto. De facto, há muitas crianças que, no princípio, não gostam nada de fazer desporto, mas depois passam a gostar e há outras que, pelo contrário, nunca gostam. Nesse caso, não deve forçar a criança, mas antes fazê-la compreender que a prática de exercício é muito importante para o seu crescimento e desenvolvimento físico saudável.
Qual é o desporto mais adequado para ele?
Outra das dúvidas mais comuns é a escolha do desporto: ténis, futebol, basquetebol, natação? Deixe a criança experimentar as atividades e escolher a de que gostar mais; até pode ser mais do que uma! O mais importante é não forçar as crianças a praticar um determinado desporto: é necessário que sejam elas a demonstrar interesse e alegria, vontade de superação e coragem.
Acontece muitas vezes deixarmo-nos levar pela nossa paixão por um desporto em particular e querermos que o nosso filho também o pratique connosco. Mas talvez ele não goste e não se sinta completamente à vontade, ainda que não o diga. Para que isto não aconteça, deixe que seja ele a decidir e incentive-o a praticá-lo à sua própria maneira. É você que deve começar a adaptar-se a ele.
Dicas práticas:
Quando uma criança se emociona com um desporto, precisa de apoio!
- Assista aos jogos em que o seu filho participa e reforce depois a experiência, comentando o jogo com ele mais tarde.
- Você é o seu modelo, mesmo como espetadora! Não o envergonhe.
- Tente que as suas expectativas sejam realistas em todos os sentidos.
- Aprenda a praticar o desporto de que ele gosta e pratique-o com ele, assim podem fazê-lo em conjunto e essa ligação será excelente.
- Apoie-o emocionalmente, de forma positiva.
- Incentive a criança a falar sobre as suas experiências com o treinador e com os outros membros da equipa ou com os seus colegas da escola.
- Ensine-o a gerir as deceções, a saber perder e a saber ganhar. Não é fácil, mas é fundamental:
- Deve saber ganhar, sem se vangloriar, nem humilhar e ridicularizar o perdedor.
- Não permita nem consinta que ele se zangue, grite ou aja de forma antidesportiva. Se for necessário, afaste-o do jogo até ele se acalmar.
- Tem que compreender que os adversários não são inimigos e que desfrutar é o mais importante.
- E fair play… nada de rasteiras!
Apoie-o, dê-lhe a sua força
Como podemos fazer isso? É muito simples. Para os nossos filhos, o interesse pelo desporto tem um único objetivo: divertirem-se com as outras crianças. Portanto, incentive-os nessa diversão, apoiando-os nas suas competições, sem ser demasiado exigente. Devemos sempre incentivar os nossos filhos pelos progressos que alcançaram e pelas suas capacidades, sem demonstrar arrogância.
Outras vezes, acontecerá precisamente o contrário: o seu filho irá sentir-se dececionado e frustrado por não conseguir alcançar os seus objetivos e aí somos nós que devemos estar presentes para saber gerir esse sentimento de derrota. Há uma frase do famoso pedagogo francês Coubertin que pode ajudá-la: "O que importa na vida não é tanto o triunfo, mas o combate; o essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem".
A nossa recomendação final é que confie na sua intuição: você melhor do que ninguém sabe como é o seu filho e do que ele necessita.
Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. Se quer saber mais sobre os pais e o desporto, procure na secção mais olímpica do Para mim.
0 comentário