festeje-o-sao-martinho

Festeje o São Martinho

Junte a Família e faça um Magusto


Para mim todos os momentos são bons para festejar e celebrar. E agora, que Novembro já chegou, é altura de celebrar o São. Martinho.

O São Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro, sendo tradicionalmente a celebração do fim das vindimas e quando se prova o vinho acabado de fazer. Por esta altura começam a aparecer as castanhas e é também por isso época de magustos. Já diz o ditado que “No dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho”!

A lenda de São Martinho conta-nos a história de um soldado que, num dia de frio, partilha a sua capa - cortando-a ao meio com a sua espada - com um mendigo. Depois de tamanho gesto de solidariedade e bondade, o dia frio transforma-se num resplandecente dia de sol. Ainda hoje se dá o nome de verão de São Martinho aos dias de sol e calor que normalmente acontecem nesta altura.

Mas a lenda de São Martinho não está diretamente ligada ao hábito e costume português de comer castanhas e de beber o vinho novo. Esse costume está associado ao fim das vindimas e ao facto de ser nesta altura que o vinho produzido está pronto a provar. Uma coincidência à qual juntamos também as castanhas – fruta da época – e assim nasce a tradição portuguesa de castanhas e vinho no São Martinho!

Lendas e tradições à parte, estas poderão e deverão ser apenas mais um motivo para fazer uma reunião familiar.

Por aqui sempre se fizeram magustos familiares. Um almoço de família seguido das belas das castanhas assadas e da jeropiga. Não há uma grande tradição, mas é mais um pretexto para estarmos todos juntos.

Anos houve em que fizemos uma fogueira e assámos castanhas na caruma – foi uma grande diversão e no fim acabamos todos enfarruscados. No ano passado convidei uns amigos e fizemos um magusto, assando as castanhas num púcaro de barro na lareira. Foi divertido e diferente apesar de ter acabado com a sala numa autêntica desgraça! Mas um dia não são dias, e nada melhor do que comemorar o São Martinho, as castanhas e o vinho!

Se não sabe o que fazer para criar uma tradição de São Martinho, comece pelo óbvio: convide a sua família para uma celebração onde as castanhas e o vinho não podem faltar. Ponha uma mesa bonita e porque não experimentar novas e diferentes receitas de castanhas?
Na nossa gastronomia há imensas receitas onde as castanhas são protagonistas – desde sopas a sobremesas. Então, porque não fazer uma ementa dedicada a este fruto?

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Comece com uma sopa de castanhas e presunto. Depois, nada melhor do que um belo tabuleiro de carne de porco assada com castanhas, que é a receita de São Martinho que faço todos os anos, com a carne bem temperada com massa de pimentão, alho e vinho branco, que casa na perfeição com as castanhas!

Para sobremesa, pudim de castanhas ou uma tarte de chocolate e castanhas. Claro que não se pode esquecer de acompanhar com vinho, e para rematar um belo licor de castanha.

Depois, mais para o meio da tarde, nada melhor do que preparar uma fogueira para comemorar o verdadeiro motivo dos festejos – o Magusto! A fogueira, para além de ser a melhor maneira de fazer um verdadeiro magusto, é sempre uma forma de se aquecerem à medida que a tarde vai passando e a temperatura vai descendo.

Asse as castanhas na caruma (e se não puder fazer uma fogueira asse-as no forno ou na lareira como também acontece cá por casa) e coma-as ainda quentes, acompanhando com jeropiga ou água-pé.

Junte-se depois às crianças pintando a cara com os dedos sujos das cinzas. Tire fotos, ria e passe o tempo junto das pessoas que mais gosta.

Na verdade não há São Martinho sem castanhas, magustos e água-pé. E não há festas sem amigos e famílias. Haverá maneira melhor de celebrar?

No próximo ano repita tudo para criar a tradição.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes