FESTAS FAMILIARES… EM CASA!

FESTAS FAMILIARES… EM CASA!

Se não tem muita experiência em fazer festas familiares em casa, talvez possamos dar-lhe uma série de dicas para evitar os nervos e as complicações. Nem tudo tem de ser difícil: existem alguns truques simples, para que possa, sobretudo, desfrutar com a família.


As reuniões familiares podem ser uma dor de cabeça, mas os testemunhos como os de Anuja fazem-nos recordar da importância que a família tem e de como é fácil divertirem-se todos juntos!

Nos anos A.F. (Antes dos Filhos), os seus pais eram os anfitriões em todas as festas de família. Agora que já tem os seus próprios filhos, cabe-lhe a si assumir o comando! Anuja Ghimire, mãe de dois filhos, não teve outro remédio se não mergulhar de cabeça. "Porque a minha família vive no Nepal e eu e o meu marido vivemos em Madrid", diz ela, "as reuniões de família são muito mais importantes para nós." E manter as tradições é muito importante para nós mães, por isso, deixamos-lhe estas quatro grandes dicas que a Anuja nos contou, para exercer esta nova função de forma fácil, memorável e divertida.

Cozinhar e preparar com antecedência

"Já está tudo feito quando os convidados chegam", diz Anuja. "Eu prefiro estar a conversar com os meus amigos e familiares do que enfiada sozinha na cozinha." Resumimos-lhe aqui alguns preparativos que não deve descuidar, evitando assim provocar-lhe mais uma dor de cabeça:

  • Faça as compras na semana anterior. Prepare os pratos que podem elaborar-se previamente e temperar-se depois, sem perder o sabor.
  • Deixe a cozinha, a mesa e a sala de estar preparadas no dia anterior.
  • Cozinhe os pratos na manhã da festa.

Limpeza expressa

Eu gosto de cozinhar, mas não gosto de limpar", confessa-nos Anuja. Portanto, recomendamos-lhe que esqueça a loiça e as toalhas de mesa tradicionais e aposte em métodos mais práticos, para que sejam os próprios convidados a servir-se, sem deixarem os pratos acumulados. Como?

  • Utilize pratos e guardanapos descartáveis. Há pratos quase tão bonitos como os de loiça e, além disso, não são tão caros!
  • Para o lixo, pode forrar caixas de papelão com papel colorido, para ficarem bonitas e colocá-las junto às zonas da comida.

Pode ter também uma atitude ecologicamente responsável, escolhendo produtos de papel reciclado e separando depois os diferentes tipos de resíduos. Tenha um caixote do lixo separado para a reciclagem de latas e garrafas.

Sirva comida saborosa

"Se as pessoas desfrutarem da comida e do ambiente, acreditem que qualquer percalço passa despercebido", afirma Anuja. O melhor jantar é o que tem em conta as preferências dos convidados e menus para todos os gostos:

  • Um prato que leve carne
  • Um prato vegetariano
  • Bandejas de frutas
  • Snacks, para deixar as crianças contentes

Anuja é vegetariana e prepara pratos sem carne, enquanto o seu marido prefere cozinhar a sua especialidade: caril de borrego. "Tenho sorte," confessa, "o meu marido adora cozinhar!"

Faça com que a família participe

Anuja faz da festa um assunto de família. "Quero que os meus filhos fiquem com a mensagem de que é bom comemorar as festas com as pessoas de quem gostamos, para lhes demonstrarmos que nos preocupamos com os outros. A família é muito importante".
Por isso, siga o seu exemplo e incentive os seus filhos a:

  • Pôr a mesa
  • Ajudar os convidados durante o jantar
  • Entreter os convidados

"As minhas filhas adoram cantar", ri Anuja. "Não precisamos de aparelhagem com elas em casa." O tempo em família é importante "À medida que os meus filhos crescem, sinto a responsabilidade de ensinar-lhes por que motivo fazemos o que fazemos", diz Anuja. "Eu gosto dessa responsabilidade com que me comprometi de forma voluntária." Com boa comida, um marido atencioso e que a apoia, as tradições familiares de Anuja continuarão por muitos anos em Madrid.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez queira ler também sobre Cinco menus de festa.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes