Fazer Voluntariado

Fazer Voluntariado

Fazer Voluntariado - Uma forma de ser solidário. Cada um de nós tem sempre uma forma de ajudar. Saiba como o voluntariado lhe pode fazer bem.


Para mim não há nada mais importante que ajudar os outros. É por isso que dou tanta importância ao trabalho voluntário e acho que todos nós devíamos, de alguma forma, contribuir e ser voluntários.

Muitos queixam-se de falta de tempo, sendo esse um dos principais motivos para não se dedicarem a esta causa, mas há outras formas de voluntariado e, principalmente, outras formas de sermos solidários.

Para além de podermos ser voluntários de uma causa ou associação e dar o nosso tempo e dedicação por algo ou alguém, existem outras formas, mais simples e talvez mais acessíveis, de se ser “voluntário”- de ser solidário e nos entregarmos aos outros. Para se ser voluntário é necessário ter tempo e disponibilidade para nos dedicarmos a uma causa. Deve ser uma responsabilidade como outra coisa qualquer e não algo que fazemos apenas quando nos apetece. Também tem de existir dedicação e entrega e há pouco tempo para o “hoje não me apetece”. Quando somos voluntários, não nos podemos esquecer que muitas outras pessoas dependem de nós e temos de estar disponíveis para aquilo a que nos propusemos. Não é uma “brincadeira” nem um hobby e deve realmente ser encarado com algo sério.

Se não tem a disponibilidade para ser voluntário de uma causa, não desista. Há outras formas de ser “voluntário” que necessitam de menos disponibilidade e tempo, mas que são igualmente necessárias e importantes. Nesta questão de solidariedade e voluntariado não há causas maiores nem causas menores!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Dar o nosso tempo, nem que seja apenas de vez em quando, é uma forma de fazer voluntariado. Fale com a sua paróquia, com uma associação da sua preferência e exponha o seu caso. Se não pode doar o seu tempo todas as semanas, pode ser que consiga contribuir de outra forma, através de cotas, doação de alimentos, roupas ou qualquer outra coisa que seja necessária.

Poderá também optar por participar apenas em ações pontuais e ser um veículo de divulgação junto de amigos e familiares.

Mais importante do que ser voluntário de uma causa, é ser solidário com a mesma. Cada um de nós tem sempre uma forma de ajudar.

Basta querermos e disponibilizar-nos para tal!

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes