ESCOLA OU DESPORTO?

ESCOLA OU DESPORTO?

Tem filhos desportistas? Então têm que conciliar o desporto e a educação. Vamos dar-lhe seis dicas simples para ajudá-la a encontrar a maneira do seu filho sair vitorioso no campo de jogo e nas aulas!


Sabe o que envolve conciliar a escola com o desporto? Obter bons resultados não é impossível. Para facilitar a tarefa aos seus filhos, tenha em conta estas dicas.

Escola vs. Desporto: o equilíbrio escolar

O desporto e as aulas não têm necessariamente de estar em conflito. Além disso, são benéficos quando funcionam em conjunto, de modo que o objetivo hoje é ajudar o seu pequeno estudante e atleta a vencer no desporto e a destacar-se em inteligência! Quer saber como?

É essencial que as crianças e adolescentes que são atletas e estudantes aprendam a realizar múltiplas tarefas. Têm de enfrentar o difícil desafio de conciliar as exigências das aulas da escola e as não menos importantes dos desportos. E porque sabemos que gosta de ver a sua estrela desportista marcar um golo (mas também quer que alcance o mais alto nível académico), recomendamos que leia as seguintes dicas para ajudá-lo a triunfar.

Entender as expetativas

Há muitas escolas que realizam "o dia do desporto" antes do início de cada época escolar. Durante este período, os administradores do programa explicam aos participantes as políticas académicas e desportivas da escola, bem como as suas expetativas. É importante que tanto os alunos como os pais conheçam bem a política da escola no que diz respeito às faltas, às médias académicas exigidas e ao comportamento do desportista.

Também é importante compreender o modo como estes fatores afetam o tempo dedicado ao desporto e ao estudo. Muitos treinadores insistem numa média de notas mais altas do que normalmente a escola exigiria, por isso é vital que tenham isso em conta antecipadamente.

Aprender a gerir o tempo

Os estudantes-atletas têm que incluir mais responsabilidades nos seus horários, já de si sobrecarregados. Por isso é muito importante ter um bom calendário: os treinos depois das aulas escolares podem tirar um valioso tempo ao estudo. Sente-se com o seu filho e definam entre os dois um programa diário que se adapte aos horários dos desportos, ao trabalho da escola, à vida social e ao sono.

Comunicação e confiança

Quando surgem conflitos entre os desportos e os trabalhos de casa, incentive sempre o seu filho a falar diretamente com os treinadores e os professores. Precisa de mais tempo para uma tarefa? Vai ter de faltar ao treino antes de um exame importante? Encoraje-o a ser claro com os professores e treinadores sobre o que ele ou ela precisa para ter sucesso. Se não conseguirem chegar a um acordo, não hesite em intervir.

Boa alimentação

Ter treinos logo no início da manhã pode significar agarrar numa sanduíche e comê-la pelo caminho. Certifique-se que o seu filho leva lanches fáceis de comer, de elevado valor proteico, que o ajudem a combater a fome e a manter o desempenho no campo e na sala de aulas. Explique-lhe bem o problema das tentações do fast food, dos doces ou das bebidas energéticas com alto teor de açúcar ou cafeína, para que ele esteja ciente dos efeitos negativos que podem ter no seu desempenho.

Tenha em conta que o sono também é fundamental, por isso ajude o seu filho a minimizar as atividades que se prolongam pela noite, de forma a poder ir para a cama a uma hora razoável.

Bons hábitos

Se o horário permitir, incentive-o a trabalhar numa sala de estudo.

É preciso estar atenta!

Ser desportista não tem que significar ser o melhor ou a melhor em tudo. O seu filho não precisa de ser o capitão da equipa, o melhor aluno da escola ou o líder de um clube. Procurar a excelência em todas as áreas podem ser demasiado. Converse muito com ele, e embora pareça difícil, transmita-lhe confiança, porque vale a pena o esforço para se assegurar de que o seu filho está a fazer realmente o que gosta.

Tente mudar o "Como é que correu hoje a escola?" e ser mais específica, perguntando-lhe pelas suas tarefas ou exames próximos, ou pelo próximo campeonato. Se perceber que o seu filho se sente exausto, conversem para encontrarem, em conjunto, a causa do problema e uma solução possível.

Soluções possíveis

Todas nós queremos que os nossos filhos tenham sucesso nos estudos e nos desportos e é possível encontrar o equilíbrio com o trabalho em equipa e a dedicação nas aulas, no campo e em casa.

Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto’ aqui.
E se quiser começar por algo mais simples, vai ver como é interessante este artigo que lhe recomendamos. Não o perca!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes