Ensinar o conceito de tempo às crianças

Ensinar o conceito de tempo às crianças

Ensine às suas crianças o conceito de tempo. Saiba como ajudá-las a perceber as horas, épocas festivas e estações do ano.


Consciência
Os jovens captam rapidamente o conceito de espaço mas consideram mais difícil entenderem como o tempo passa. Começam a tornar-se conscientes desse conceito por volta dos quatro/cinco anos, repetindo as perguntas "quando é que vai ser amanhã?", "já é de manhã/noite?" e "é inverno?"

Fases diferentes
As crianças começam por identificar a altura do dia através de momentos-chave: café da manhã, ida para a creche, almoço, dormir, etc. Cabe a si enfatizar estes momentos, explicando, por exemplo: "estás a vestir o teu pijama, porque já é de noite".

Quando fazem cinco anos as crianças aprendem quais os dias da semana, os meses e as estações do ano. Quando começam a escola primária, vão familiarizar-se com o calendário e utilizar palavras como "amanhã e "ontem" corretamente.

Claro que tudo isto depende da criança: com seis anos, algumas sabem usar um calendário enquanto outras ainda não sabem a ordem dos dias da semana! Portanto, não se preocupe se o seu filho apresenta algumas dificuldades...

Ajudar o seu filho a entender o conceito de tempo Para ajudar o seu filho a entender como o tempo passa, mostre-lhe fotos dos seus parentes próximos quando eram mais jovens. Ver o irmão mais velho em bebé, ou o pai em criança, vai ajudá-lo a entender esse conceito.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Ao aproximarmo-nos de uma época festiva, compre um calendário de eventos: as crianças adoram abrir uma pequena janela todos os dias antes do Natal e encontrar um doce!

Para garantir que o seu filho não confunde as diferentes estações do ano, criem uma imagem para cada uma delas. Cortem fotos de revistas antigas e coloquem-nas em folhas de papel branco: sol e moda de praia, para o verão; neve e lenços para o inverno, etc.

Aprender a contar o tempo
Não coloque pressão sobre o seu filho muito cedo: o conceito do tempo é difícil de aprender e vai acontecer ao longo do tempo, entre os seis e os oitos anos de idade.

  • Para ajudar a criança a familiarizar-se com relógios, ofereça-lhe um relógio educacional com diferentes setas coloridas que indicam os minutos e horas.
  • Evite os relógios digitais: o seu filho não terá interesse em aprender a dizer as horas num relógio!
  • Há também muitos livros de relógio com os personagens preferidos das crianças. A ideia? Contar histórias enquanto gira os ponteiros de um relógio. Estes livros ajudam as crianças a aprender sobre as diferentes fases do dia e as horas a que elas correspondem.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

estas dicas são sempre útil para os pais principalmente no mundo de hoje tão corrido que muitas vezes os pais levam seus filhos para um estabelecimento de ensino pela manhã e so vou a velo durante o final do dia obrigado por dicas preciosas e útil no nosso dia a dia

  • Reportar

Muito útil.

  • Reportar

Muito útil.

  • Reportar

o tempo é muito precioso

  • Reportar
Saam1

Saam1

Reportado

artigo interessante

  • Reportar