DICAS PARA VIAJAR COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

DICAS PARA VIAJAR COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Está na hora de planear as férias e o seu animal de companhia faz-lhe aqueles olhinhos: o que fazer com ele? Não desespere: se puder leve-o consigo, tudo correrá melhor e todos ficarão mais descansados; mas se não for possível, pode procurar uma empresa na sua cidade que fique com ele enquanto você estiver fora.


Deixamos-lhe aqui dicas e instruções fáceis para cuidar do seu animal de estimação, quando o levar consigo nas suas viagens. Esqueça o stresse e leve-o a ver o mundo! Tem apenas de ter em conta algumas coisas que lhe contamos pela mão da nossa especialista.

Não gostam nada de viajar

A maioria dos animais não gosta de viajar, mas às vezes é necessário. Talvez por questões de trabalho tenha que passar uma temporada longe de casa, ou talvez seja uma daquelas pessoas super sortudas que pode tirar umas férias extra longas e não tenha outro remédio senão levar consigo os seus pequenos amigos. Jen G. Pywell, uma encantadora de animais e fotógrafa, partilha connosco as noções básicas para viajar com animais de estimação, que ela mesma utilizou enquanto conduzia os quase 5 mil quilómetros que separam Nova Iorque do Oregão, e levando como companhia o seu marido, um cão e três gatos!

Encantadora de animais e fotógrafa

Um animal de estimação tranquilo é um animal feliz

Os animais de estimação não gostam que lhes mudem as rotinas. E no que diz respeito a andar de avião ou de carro, os animais só conseguem relaxar se estiverem rodeados pelos seus brinquedos e coisas favoritas ou com alguma guloseima. Jen conta-nos: "Houve alturas em que passámos 12 horas no carro. Para essas viagens, o meu veterinário recomendou-nos guloseimas calmantes. Um dos gatos gostava, mas os outros não." Se os calmantes não funcionarem para tranquilizar um animal de estimação nervoso, experimente colocar uma camisa velha no interior do habitáculo ou usar um aroma relaxante, como a lavanda, para criar um ambiente tranquilo.

Caixas de transporte e aconselhamento em viagem

Se vai conduzir longas distâncias, o melhor é ter um habitáculo grande, onde possa acrescentar um espaço extra. "Para os nossos três gatos utilizámos caixas de transporte para cães de porte médio, suficientemente grandes para cada um dos gatos e para a sua caixa de areia", diz Jen. "Para as viagens curtas de carro, usamos resguardos absorventes, como os das crianças, para evitar acidentes." Se vai viajar de avião, consulte as regras da companhia aérea relativamente ao transporte de animais na altura em que for comprar os bilhetes. Dependendo do tamanho do seu animal de estimação, poderá substituir a caixa transportadora por uma caixa mais pequena. Se for viajar para o estrangeiro, o seu animal de estimação também precisará de um microchip, bem como documentos oficiais passados pelo veterinário, atestando que o animal não sofre da raiva e tem todas as vacinas em dia.

Paragens técnicas

"As paragens frequentes são importantes para os animais domésticos, porque permite-lhes esticar as patas e fazer as suas necessidades", afirma Jen. Para os cães que só costumam urinar na sua árvore favorita, os veterinários recomendam que um tempo antes da viagem os desabituemos pouco a pouco desse “vício”. Comece a praticar antes de viajar e quando vir que o seu cão começa a andar às voltas, dê-lhe uma ordem verbal, como por exemplo "rápido", para acelerar a evacuação. O objetivo é utilizar este sinal assim que o seu cão estiver prestes a urinar. Mais tarde, recompense o seu bom comportamento com uma guloseima. Assegurar-se que os seus animais de estimação fazem as suas necessidades é muito importante para mantê-los de boa saúde.

Uma boa hidratação

Jen conta-nos que durante as suas viagens, sempre assegurou que todos os seus animais levavam com eles os elementos mais importantes, como comida, toalhas, brinquedos e, sobretudo, muita água. "Chegava a deitar-lhes copos com água diretamente no focinho para incentivá-los a beber." Manter o seu animal de estimação hidratado é fundamental para a sua saúde. O uso de cubos de gelo ou recipientes dobráveis faz com que mais fácil para qualquer animal de estimação beber e sentir-se bem durante viagens longas.

Escolha alojamentos que aceitem animais

"Ficamos em hotéis que aceitam animais de estimação e, assim, podemos deixar os gatos andar em liberdade", diz Jen. "Era estranho e engraçado ver os três gatos a andar livremente pelos quartos." É fácil encontrar hotéis na internet que aceitem animais de estimação. "Reservávamos por volta das 5 da tarde nalguma cidade a poucas horas de distância." Os hotéis que aceitam animais de estimação tornam tudo mais fácil.
Na próxima vez que planear ir de férias com animais de estimação, não stresse! Lembre-se de fazer paragens frequentes, dar-lhes uma grande quantidade de água e rodeá-los das suas coisas favoritas. Para viagens internacionais, lembre-se do microchip e consulte o veterinário sobre os documentos necessários no destino. Estas são apenas algumas das maneiras de assegurar-se que os seus animais de estimação terão uma experiência de viagem agradável, independentemente da distância!

Este artigo foi útil? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. E se quiser obter mais dicas sobre animais de estimação, não perca este artigo!.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes