DICAS PARA MÃES

DICAS PARA MÃES: 6 IDEIAS PARA DAR-LHE FORÇA SEMPRE QUE PRECISAR

Ser mãe não é fácil, isso já nós sabemos, é preciso lidar com as frustrações dos seus filhos, do seu companheiro e com as suas próprias e isso é esgotante. É necessário retemperar forças de vez em quando, faz falta carregar as baterias e incentivar-se a si mesma, porque a nossa força é que mantém os nossos filhos de pé. Mas, quem nos mantém a nós de pé?


A resposta é, obviamente, para além dos nossos pais, amigos e família, nós mesmas! Aqui tem 6 pontos importantes para retemperar forças sempre que precisar.

LEMBRE-SE DO “PORQUÊ”

Quando já não se pode mais, é fácil perder a perspetiva, o cansaço esgota-nos. Mas lembre-se que por detrás de cada tarefa, de cada choro ou de cada noite em branco, existe um porquê. Lembre-se dessa razão e agarre-se a ela; o mais simples é lembrar-se que o seu filho precisa de si e dos seus conselhos, da sua presença, embora ainda não o saiba. Ele é a sua razão. 

Com ele passa-se o mesmo. Fazer as coisas apenas “porque sim”, costuma ser um passaporte para a desmotivação e frustração. Ensine-o a pensar, quando cai, quando lhe custa: “Por que é que estás aí? Porque é que estás a fazer isso?”. Ensine-o a recordar-se por que motivo é que ele está a lutar, por que sofre, por que rema numa determinada direção, qual é o seu objetivo na vida.

DESFRUTE DO CAMINHO

Comemore as pequenas vitórias, as pequenas realizações, a luz do dia, o céu azul. Ou porque está a chover e dá um grande filme na televisão. Aprecie tudo o que tem e tudo o que vê, o agora, o dia de hoje, sem pensar no amanhã, porque o amanhã ninguém sabe. E procure sempre o lado positivo, “o lado bom das coisas”, aquilo que consegue dar sentido ao que à primeira vista não o tem. Isto é o mais produtivo para ter uma mente sã, clara e forte.

ESCREVA UM DIÁRIO

Nem imagina o alívio que é, porque as páginas em branco recebem-na com silêncio, com paz e não franzem o nariz perante esse comentário que acabou de escrever, nem tentam dar-lhe dicas ou conselhos, são simplesmente uma tela onde pode revelar todos os seus pensamentos, os seus medos, as suas necessidades, a dor, a angústia e o choro. E se enquanto escreve tiver que chorar, então chore! Talvez não saiba, mas por vezes achamos que precisamos mesmo de contar algo a alguém, quando na realidade necessitamos apenas de contá-lo a nós mesmas.

SORRIA E SINTA-SE GRATA

Mesmo que não lhe apeteça. Mesmo que esteja desfeita por dentro. Os sorrisos são contagiantes e se você sorrir, outras pessoas sorrirão de volta e farão com que se sinta melhor. O mesmo acontece quando se sente grata, quando agradece às pessoas que a rodeiam e as pessoas agradecem-lhe igualmente. E são esses pequenos gestos de amor que nos carregam as baterias para “regressar ao combate”. Pergunte às pessoas de quem gosta como estão; elas também se preocuparão consigo e sentir-se-á mais apoiada.  

CUIDE DA SUA IMAGEM PESSOAL

Este é um ponto muito importante, não só porque o seu filho a tem como uma referência, mas também pela visão que você tem de si própria. Mesmo que não esteja com disposição, dedique 10 minutos a maquilhar-se minimamente e a arranjar o cabelo. Estando bonita, todos os espelhos por onde passar irão devolver-lhe o reflexo de uma mulher elegante, que luta pelos seus sonhos e pelos dos seus familiares e isto dar-lhe-á força. Além disso, se vestir a primeira coisa que encontrar e não se olhar ao espelho, o que poderá dizer ao seu filho quando ele fizer o mesmo? Lembre-se: você é o exemplo que o seu filho segue.

FAÇA UMA PAUSA E TOME UM CAFÉ COM AS AMIGAS!

Você é humana, não é um ciborgue. Todas as pessoas precisam de espairecer, correto? Pois então, não perca os bons hábitos e telefone às suas amigas, nem que seja para tomar um café. Contar-lhes os seus problemas e dar umas boas gargalhadas com elas será mais eficaz do que um fim de semana de férias. E elas provavelmente também poderão estar a passar por muitas das coisas que você está a enfrentar e os seus conselhos poderão ajudá-la, embora todos os casos sejam diferentes.    

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. E se tiver alguma outra ideia para partilhar com as outras mães, não hesite e conte-nos. Adorávamos conhecer a sua história! Veja a secção especial que preparámos para os Jogos Olímpicos. Vai adorar!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.