Dicas para gerir melhor o seu orçamento

Dicas para gerir melhor o seu orçamento

Dicas que vão ajudá-la a gerir os seus gastos pessoais e domésticos, gastando melhor o seu dinheiro.


Qual é o seu objetivo?

Por exemplo: é para poupar dinheiro para algo específico que deseja comprar (um carro, umas férias, um equipamento especial)? Quer pagar um cartão de crédito? Ou quer limitar os gastos para iniciar um fundo de poupança para uma altura menos positiva?

Seja honesta consigo própria

Não serve de nada definir o seu objetivo se este for “tornar-se milionária no espaço de um ano”. Trace um objetivo que seja exequível. Se o atingir, vai sentir-se mais confiante para ir mais longe no objetivo seguinte.

Escreva o seu plano

Tome nota do seu objetivo final e, de seguida, escreva uma lista dos passos a dar para lá chegar. Poupar pequenas quantidades de dinheiro é mais fácil do que querer poupar grandes quantidades, pois isso implica alterações mais dramáticas no seu comportamento, o que poderão ser muito difíceis de manter.

Comece por poupar 20 € todas as semanas nas compras do supermercado. Por exemplo, compre carne ou peixe diferente do habitual, opte por soluções mais económicas.

Defina um prazo

Com alguns objetivos relacionados com dinheiro é provável que exista um prazo. Se não o caso, anote num calendário o que quer fazer e quando. Caso contrário, os seus planos acabam por perder o sentido.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

A união faz a força

É extremamente importante que um casal concorde no objetivo e no modo de o alcançar. Por isso, depois de fazer alguma pesquisa, envolva o seu parceiro para que, juntos, ponham em prática o plano definido por ambos e no qual acreditam.

Reavaliar e recompensar

Se forem dados passos pequenos, mas seguros, para atingir o objetivo, premeiem-se como forma de reconhecerem o esforço que estão a fazer.

Aconselhamento profissional

Dirija-se ao balcão do seu banco e peça ajuda em matéria de planeamento de poupança ou gestão de orçamentos. Se preferir, aproveite o nosso plano de gastos mensais!

Dica Para Mim

Visite a nossa secção de Orçamento Familiar e aceda a diversos artigos com diferentes ideias e conselhos sobre a poupança.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes