DICAS PARA AS CRIANÇAS AJUDAREM NAS TAREFAS DE CASA

DICAS PARA AS CRIANÇAS AJUDAREM NAS TAREFAS DE CASA

Que pai ou mãe não desejou ter uma ama mágica, que enquanto canta ensina as crianças a arrumarem alegremente o seu quarto? Infelizmente, se essa magia existe, ainda não a encontrámos e a nossa única solução por agora é conseguir que as crianças nos ajudem a manter a casa mais ou menos arrumada.


Jennifer Chung é especialista e cofundadora de uma comunidade online orientada para a saúde. Educou a sua filha de 3 anos de idade a ser arrumada e proporcionou-nos uma lista de dicas muito úteis para que outros pais consigam fazer o mesmo:

  1. Quando as crianças têm menos de 18 meses, os brinquedos invadem a casa. Mas mesmo com esta idade já podem ajudá-la. Jennifer sugere que, aproveitando o desejo que as crianças têm de nos agradar, lhes peçamos para serem nossos ajudantes: "Antes da sesta e da hora do banho, peça-lhes que a ajudem a colocar os livros nas prateleiras e a guardar os brinquedos. Diga-lhes logo a seguir que está muito orgulhosa pela ajuda que lhe deram e como fizeram um trabalho muito bem feito; pode até mesmo bater as palmas de contente!”.
  2. Estabeleça uma rotina para as tarefas em sua casa. "O que escolher, será uma prática habitual; por exemplo, fazer a cama antes de ir para a escola todas as manhãs pode ser uma regra." Faça a sua cama e depois ajude o seu filho. Tenha em conta que o nível de capacidade de uma criança de 3 anos não é o mesmo que o de uma criança mais velha, mas é preciso começar-se por alguma coisa.”
  3. Quando as crianças entram para a escola primária, o pagamento pode ser um incentivo para conseguir obter um maior envolvimento. "Crie uma tabela de tarefas para cada semana e atribua-as a cada membro da família. E depois marque as tarefas que foram concluídas com sucesso. Para aquelas que não ficaram completadas ou que não foram tão bem feitas pode deduzir uma percentagem ao pagamento."  
  4. A televisão e os jogos de vídeo podem comandar a vida de um adolescente. Jennifer sugere que os pais estabeleçam um determinado período de tempo para a realização das tarefas. Reduzir-lhes o tempo que passam a jogar até colaborarem voluntariamente nas tarefas pode ser uma boa medida.
  5. Independentemente da idade, as tarefas não devem ser utilizadas como castigo para o mau comportamento. "Ajudar nas tarefas domésticas ensina as crianças a ter responsabilidade e ética de trabalho. Ajudar em casa constitui uma parte indispensável da vida dos nossos filhos."
  6. No entanto, a limpeza não tem que ser um trabalho aborrecido. "Ponha música com um bom ritmo de dança e assim limpar será quase como uma festa!".
  7. Também pode organizar uma competição para ver quem termina a limpeza em primeiro lugar: "Às vezes, a competição faz com que as tarefas domésticas sejam menos aborrecidas."
  8. Para tornar a tarefa de limpeza menos desanimadora, dedique-lhe tempos curtos: “Eu, por exemplo, uso um temporizador para alertar passados 15 minutos. Isto permite às crianças saber que limpar dura só um bocadinho. Selecione as tarefas que sabe que podem ser feitas rapidamente e atribua-as. Se não terminarem em 15 minutos, façam uma pequena pausa e, em seguida, continuem a trabalhar durante mais 15 minutos. "
    Dica: para limpar o pó da escrivaninha ou dos livros, por exemplo, use Swiffer que agarra os pelos de forma fácil e eficaz!
  9. Uma outra estratégia é organizar uma caça ao tesouro. "Pode esconder dinheiro para as crianças e elas terão de encontrá-lo em locais inesperados: debaixo da cama, nos móveis, etc."
  10. Por último, Jennifer aconselha a rodar as tarefas entre as crianças. "Isto não só evita que se aborreçam, como também lhes ensina novas capacidades." Além disso, após a limpeza vai saber-nos bem fazer uma atividade divertida, porque até mesmo os pais precisam de algo especial depois de um dia de trabalho árduo!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. A partir desta página pode ir para a secção de família e encontrar mais informações sobre crianças e animais domésticos.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes