Dia da Família - 15 de Maio

Dia da Família - 15 de Maio

O Dia da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Esta data visa destacar, entre outras coisas:


  • a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • o reforço a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
  • sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

Portanto, este 15 de maio vamos comemorar o Dia da Família. Fará sentido?

Para mim, claro que sim, e o mesmo se deve passar em todos os lares felizes onde faz sentido falar em família, seja lá o tipo de família que for!

Cada vez mais as famílias, como as conhecemos, estão a mudar. Porque os avós já não estão tão presentes como estavam. Porque os pais tem horários e empregos muito exigentes e passam menos tempo com os filhos. Porque muitas famílias raramente fazem uma refeição juntas ou passam tempo de qualidade juntas, refugiando-se cada um no seu espaço com a sua televisão, o seu computador e o seu telemóvel. Porque infelizmente, em muitos lares não há apoio, compreensão ou respeito.

Depende de cada um nós tentar mudar alguns aspetos que não são tão bons nas suas famílias.

Provavelmente não podemos mudar os nossos horários ou o nosso trabalho – por mais que isso fosse uma coisa muito positiva para toda a família – mas podemos fazer um esforço para que ao jantar estejamos todos reunidos, sem televisão, a conversar sobre o que aconteceu no dia de cada um.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Não podemos ter os avós por perto todos os dias, mas podemos visitá-los sempre que possível, organizar almoços ou jantares de família ou passar férias e fins de semanas com eles, e não apenas quando é necessário alguém que tome conta das crianças.

Podemos aproveitar os fins de semana e as férias para compensar o tempo que temos a menos durante a semana. Se é verdade que os pais também precisam de descansar, também não deixa de ser verdade que necessitamos de passar tempo com os filhos, de os incentivar para outras atividades, para o respeito, para o conhecimento, para assim poderem ter uma vida mais plena e por isso mais feliz.

Fazer alguns planos em família de forma regular ajuda a família a tornar-se mais unida enquanto grupo e a partilhar valores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento pessoal.

Eu adoro a minha família. E claro que não somos perfeitos. Discutimos e falamos alto muitas vezes e temos os nossos problemas, como qualquer outra família. Mas o espaço que os meus avós sempre tiveram nas nossas vidas, o tempo e a dedicação que os meus pais sempre despenderam comigo e com a minha irmã, creio que foi das coisas mais importantes no nosso desenvolvimento pessoal, e que mais nos ajudou a tornar-nos nas pessoas íntegras que somos hoje.

Imperfeitas, é certo, mas com valores, sentido de responsabilidade e humanidade para com todos.

Afinal é na família que crescemos. Vamos organizar um plano para estar com a família a 15 de maio?

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes