Cuide dos ouvidos do seu bebé

CUIDADOS A TER COM OS OUVIDOS DO BEBÉ

O ouvido das crianças pequenas é muito mais sensível que o dos adultos. Fique a par dos cuidados básicos necessários para cuidar dos ouvidos do seu bebé, das infeções que pode sofrer e do que se passa dentro dessas pequenas e lindas orelhinhas. Continue a ler!


Entre os três meses e os três anos, 70% das crianças tem alguma infeção de ouvidos. Tenha em atenção que são mais frequentes no inverno e primavera! Tome nota e cuide da saúde dos mais pequenos.

Anatomia do ouvido
As três áreas do ouvido – externo, médio e interno – são como três órgãos diferentes, cada um com a sua própria função e os seus próprios problemas. O ouvido externo é formado pela pele, a cartilagem e o canal auditivo. O tímpano é uma membrana fina que separa o ouvido externo do ouvido médio. O ouvido médio é uma câmara cheia de ar, que contém três pequenos ossos e que liga a parte posterior do nariz à trompa de Eustáquio. A trompa de Eustáquio liga o ouvido médio à garganta e serve como uma válvula de drenagem e compensação da pressão.

Nos bebés e crianças pequenas, a trompa de Eustáquio é curta e plana. A partir dos 7 anos fica maior e mais vertical, o que melhora o seu funcionamento. Muitos dos problemas no ouvido médio relacionam-se com este fator.

Infeções do ouvido médio
Normalmente, a trompa de Eustáquio abre quando a criança mastiga e boceja. A obstrução da mesma cria pressão negativa, podendo empurrar o tímpano para dentro. Se isto acontecer, alguns líquidos podem soltar-se das membranas mucosas do ouvido médio, causando acumulação de líquido.

É uma ocorrência frequente em crianças com infeções respiratórias superiores ou sintomas de alergia. Se bactérias ou algum vírus entram no líquido do ouvido médio através da trompa de Eustáquio pode desenvolver-se uma infeção do trato respiratório superior, chamada otite média aguda que vem habitualmente acompanhada de sintomas de febre, dor de ouvido, irritabilidade e descarga nasal. As crianças com maior risco de contrair infeções de ouvidos são as que vão à creche, que se alimentam com biberão ou que estão expostas ao fumo do tabaco.

A otite média
Esta infeção de ouvidos muito comum (otite no bebé) costuma provocar uma perda de audição temporária, uma vez que o aumento de líquido no ouvido interno e o espessamento do tímpano reduzem as vibrações sonoras que viajam através dos ossos do ouvido. Esta perda de audição desaparece por norma após intervenção cirúrgica para retirar o fluído e depois de tratamento com gotas para os ouvidos ou antibióticos.

Acumulação de cera
O sistema para manter os ouvidos da criança limpos e saudáveis é, na verdade, muito simples. Tem apenas que limpar a parte externa dos ouvidos com uma cotonete de algodão ou com uma toalha de cara húmida. A parte interna tem forma de limpeza autónoma: a sujidade e as bactérias do cerume ficam presas no canal auditivo e os pequenos pelos aí existentes expulsam o "lixo". Nunca introduza uma cotonete ou qualquer outro instrumento no canal auditivo do seu bebé, já que isto empurrará a cera de novo para o fundo, impedindo-a de sair. Poderá até perfurar o tímpano acidentalmente.

O cerume pode tornar-se um problema quando a cera do ouvido se acumula mais rapidamente do que a capacidade do corpo em expulsá-la. Para eliminá-la pode colocar gotas de amaciador para cera de ouvido ou azeite mineral no canal afetado, duas a quatro vezes por dia (consulte o seu pediatra). Mantenha o seu bebé sossegado por cinco minutos e deixe que a cera líquida e suave escorra para fora. Se for complicado mantê-lo tranquilo, poderá ter que fazer este processo enquanto ele dorme.

O seu médico pode também ajudá-la a acabar com o problema, pelo que fique tranquila e tenha em atenção: o cerume fica mais denso quando a pessoa está desidratada, pelo que é importante garantir que o seu bebé ingere líquidos suficientes. Por outro lado, o canal auditivo externo deve  permanecer o mais seco possível, pelo que se tem uma concentração anormal de humidade, pode haver erosão do revestimento de proteção, permitindo o aparecimento de bactérias e fungos.

Este revestimento também pode sofrer danos se o seu bebé introduzir coisas no ouvido ou se se arranhar. As crianças que sofrem de doenças de pele como eczemas ou dermatite são mais suscetíveis às infeções do ouvido externo. Entre os sintomas estão a vermelhidão e o descamar da pele na entrada da orelha, ou o aparecimento de uma secreção amarela, aquosa e malcheirosa.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos o seu comentário. Talvez queira ler também E ele... preocupa-se com a queda de cabelo? ou 8 atividades divertidas com os seus filhos, em casa!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.