Como Organizar a sua Cozinha

Como Organizar a sua Cozinha

Algumas sugestões


Para mim, não há melhor lugar numa casa do que a cozinha. É, e acho que sempre será a minha divisão preferida, onde ocorrem tantas conversas, tantas partilhas e tantas recordações dos momentos passados a cozinhar e onde aprendi tanta coisa.

É na cozinha que está a alma de uma casa! É obviamente numa cozinha, entre cheiros, tachos e tabuleiros, batatas e cebolas, que se aprende a cozinhar, que se vive a culinária e que mimamos os que mais gostamos.

É difícil passar um dia sem ir à cozinha e, principalmente para quem tem uma família para cuidar, raro é o dia em que não se cozinha, se limpa e arruma louça, se mexe em alimentos. Sendo assim, é indispensável que a nossa cozinha esteja minimamente equipada, organizada e seja um espaço fácil de usar.

Muitas vezes me perguntam o que acho essencial e indispensável na cozinha e, apesar de esta ser uma pergunta um pouco difícil de responder, pois depende de muitos fatores, há algumas coisas sem as quais era quase impossível viver.

Em primeiro lugar, panelas e tachos de boa qualidade, assim como boas frigideiras e facas. Uma tábua para cortar alimentos é também muito importante. Alguns tabuleiros ou pratos de ir ao forno são também precisos, e se gostam de fazer bolos, as formas são também essenciais.

Colheres de pau (ou de silicone ou plástico) e alguns pequenos eletrodomésticos, como uma balança e uma varinha mágica com acessórios, que também podem ser picadoras e batedeiras, são úteis e indispensáveis. Taças plásticas para bolos, um jarro medidor e uma pinça comprida e antiaderente ajudam a completar uma lista com o básico dos básicos.

Depois, os diversos utensílios – e principalmente os mais usados – devem estar arrumados em locais de fácil acesso, sem ser necessário mover muitas coisas para os alcançar. Deixe para os lugares menos práticos e acessíveis as coisas que usa ocasionalmente.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Uma cozinha prática deve ainda ter as especiarias sempre à mão, ao lado do fogão, bem como o sal e o azeite.

Agora basta começar a cozinhar. Mas quanto mais organizadas e práticas formos, mais fácil é estar na cozinha. Assim que acabamos de fazer alguma coisa, devemos colocar a louça suja no lava-louças ou na máquina, deitar fora as aparas e o lixo, limpar a superfície de trabalho e arrumar os ingredientes que já não precisamos.

Se estivermos a cozinhar várias coisas de uma só vez, esta regra de ouro torna-se indispensável para termos sempre a cozinha organizada em vez de parecer um campo de batalha ao fim de cinco minutos!

Importante também é arrumar a cozinha logo após cozinhar, assim como limpar o fogão e levar o lixo para a rua. A cozinha, por ser o sítio onde preparamos alimentos, deverá estar sempre impecavelmente limpa e devemos ter alguns cuidados com a preparação de alimentos para não ocorrerem contaminações.

Outra sugestão, é ter os livros e revistas de culinária devidamente arrumados numa estante ou prateleira na cozinha, para assim termos fácil acesso a eles na altura de esclarecer dúvidas ou procurar inspiração.

Com alguma ordem, a nossa cozinha poderá e deverá ser um sítio onde podemos relaxar e descontrair enquanto preparamos uma refeição para partilhar. Só assim a cozinha será realmente a alma da nossa casa.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida