Como lidar com os filhos do seu companheiro

Como lidar com os filhos do seu companheiro

Ser mãe pode ser mais desafiante do que muitas profissões, especialmente quando dá por si a desempenhar o papel de “mãe” de filhos de outras pessoas.


Existe uma conotação negativa com o termo “madrasta”, muito devido à abundância de mulheres más que desempenham esse papel em muitas histórias e contos. No entanto, em muitos casos, as madrastas contribuem para construir famílias unidas e amorosas.

Uma nova realidade
Com a maioria das mulheres a dedicar os seus 20 anos ao desenvolvimento das suas carreiras e apenas a procurar relacionamentos sérios depois dos 30, as hipóteses de relacionamento com alguém que já tem filhos, aumentam.

As mulheres que se encontram nessa situação, com receio de não serem aceites pelos filhos do seu companheiro, podem facilmente cair na tentação de “comprar” o seu amor e carinho, seja através da oferta de presentes caros, seja fazendo vista grossa a comportamentos altamente censuráveis.

Infelizmente, nesses casos, as crianças, com aquela característica manipuladora que lhes é natural vão, invariavelmente, “sugar” a nova parceira do seu pai e, secretamente, desprezá-la por sentirem que está a forçar a amizade entre elas.

Ou seja, é preferível, desde o início, que a madrasta mostre pulso forte, impondo regras firmes, e tornando claro que não vai tolerar infrações, independentemente de quantas vezes for posta à prova – o que vai acontecer repetidamente, por certo.

Pondere, planeie
Planeie cuidadosamente o processo de familiarização com os filhos do seu companheiro. Os problemas surgem na fase em que as crianças não estão prontas para aceitar uma madrasta e esta interpreta a resistência aos seus avanços como uma rejeição.

Se pensarmos bem, as suspeitas dos mais pequenos até são naturais: a madrasta é alguém que vai ocupar o lugar na vida do pai que anteriormente pertencia à mãe.

Faça as coisas progressivamente. Visite a casa do seu companheiro quando as crianças estiverem presentes. A primeira reunião com elas serve apenas para criar curiosidade. Nesta fase uma apresentação mais formal é desnecessária. De seguida, organize com o seu companheiro alguns encontros aparentemente ao acaso: por exemplo, no centro comercial local.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Dica: não organize festas de aniversário ou passeios. Ainda é muito cedo para isso.

Felizes para sempre
Para manter um relacionamento feliz com os seus enteados, tem de ter uma atitude positiva, muita paciência e força de vontade. Quanto mais positiva e confiante for numa perspetiva a longo prazo, melhores resultados terá na sua vida a curto prazo. Confie em si mesma e no seu companheiro para que a vida familiar que projeta no futuro possa, de facto, vir a ser uma realidade.

Resumindo, a versão da madrasta má não é o único caminho a seguir. Com um plano cuidado, autoafirmação e paciência, é possível viver feliz e em harmonia para sempre.

Dicas essenciais para uma nova madrasta

NÃO DEVE

  • Comprometer a sua dignidade perante as crianças. A insolência e a linguagem ofensiva não podem ser toleradas desde o primeiro dia.
  • Tentar recolher informações junto das crianças sobre o casamento dos seus pais.
  • Deixar-se comparar com a mãe das crianças.
  • Tolerar a desonestidade. Se as crianças mentem ao pai sobre si ou sobre o seu comportamento, confronte-as na presença do seu companheiro.

DEVE

  • Combinar com o seu companheiro que ele a apoiará nas suas decisões e respeitará a sua autoridade.
  • Esforçar-se por criar empatia com as crianças, interessando-se pelas suas atividades, sentimentos e opiniões.
  • Referir-se à mãe das crianças sempre com respeito e reconhecer que nem todas as decisões sobre as crianças podem ou devem ser tomadas por si.
  • Ser sempre honesta e responder sempre com a verdade.
  • Mostrar às crianças que não pretende substituir o afeto da mãe.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.