Como falar com a escola dos seus filhos

Como falar com a escola dos seus filhos

A escola dos miúdos é um pilar da vida familiar, portanto é muito importante manter uma boa relação com todos os que lá trabalham.


Não é necessário passar a vida na escola dos miúdos para saber todos os movimentos dos seus filhos, mas às vezes pode haver algum assunto que a preocupa ou precisa de obter alguma informação específica e convém que a relação com a escola seja afável e positiva. Aqui ficam algumas dicas de como levar a melhor na sua relação pai-professor ou com os demais agentes que lá trabalham.

 

  • Não tenha medo de perguntar. É fácil chegar a pensar que os professores dos nossos filhos também têm de resolver os problemas deles por nós. No entanto, às vezes, o que falha é a comunicação com os professores de modo a que estes percebam que tipo de apoio é que os miúdos precisam na escola e têm fora da sala de aula.
  • Os professores também são seres humanos. Assim como os nossos amigos e colegas de trabalho são diferentes uns dos outros, os professores também. Alguns podem ter uma personalidade mais difícil, outros podem ser afáveis e ter uma conversa fácil e fluida. Não se preocupe, não têm de se tornar bons amigos, mas pense que estão ambos a tentar fazer o que é melhor para o seu filho e pense que muitos professores têm mais jeito para falar e lidar com os miúdos do que com os adultos. Tente encontrar o lado bom!

  • Não espere pelo dia da reunião de pais. Embora estas reuniões sejam positivas e funcionem como frente-a-frentes pessoais para muitos pais, às vezes há assuntos que exigem atenção imediata ou pode haver algum problema que exija uma reunião mais demorada. Os professores estão à espera de falar com os pais de vez em quando (não só no dia da reunião de pais), por isso não tenha medo de os abordar na escola. Seja como for, também não faça um inquérito semanal aos professores.

  • Escolha o melhor timing. Lembre-se de que embora possa passar mensagens breves quando deixa os miúdos de manhã (dizer ao professor que será outra pessoa a ir buscar a criança à tarde), esta nunca é a melhor altura para falar.
  • Escreva uma nota. Quer seja para combinar uma reunião ou para fazer uma pergunta rápida, entregar uma nota ao professor será, provavelmente, a melhor forma de lhe passar a mensagem que quer. Se o professor do seu filho tiver tempo, lerá a nota no momento e dar-lhe-á a resposta de imediato. Senão há de responder-lhe com calma quando tiver tempo. Indique o seu número de telefone caso ele queira entrar em contacto consigo ou enviar-lhe uma SMS; ou diga-lhe que pode responder através de carta que poderá colocar na mochila do seu filho. Dê-lhe várias opções, mas certifique-se sempre que lhe indica a melhor forma de entrar em contacto consigo.

  • Qual é a sua preocupação? Veja se o professor é mesmo a pessoa certa para falar sobre o assunto em questão. Se a dúvida for sobre os almoços na escola, calendário de férias, etc., será melhor ligar para a secretaria. Se aparecer lá no início do dia, talvez estejam atarefados com os atrasos do dia e os assuntos que surgem logo de manhã, por isso tenha paciência. Mas se calhar, aparecer no final do dia (antes de ir buscar as crianças), ou telefonar durante o horário escolar pode ser a melhor forma de obter uma resposta mais completa e detalhada.

  • Se não obtiver respostas. Você e os seus filhos devem sentir que a escola compreende e responde às vossas necessidades, assim como você deve respeitar a normativa e as regras de funcionamento do centro. Se tiver algum problema específico com algum professor, não espere que o diretor da escola concorde logo consigo, já que ele tem de coordenar, compreender e gerir o seu pessoal e terá de se informar sobre todos os lados da questão. No entanto, poderá sugerir-lhe as soluções possíveis para o problema de uma forma critica mas construtiva. Isto evitará um confronto direto entre você e a escola e será mais fácil que se disponham a resolver o seu problema com calma e boa vontade.

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Para obter informações oficiais, consulte o site do Ministério da Educação em www.min-edu.pt ou contacte a Direção Regional de Educação da sua área de residência.

 

 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

mary2

mary2

Reportado

gostei deste assunto ate porque é uma coisa que parece fácil mais não é obrigado pelas dicas

  • Reportar