Aumente a confiança dos seus filhos adolescentes

Aumente a confiança dos seus filhos adolescentes

Estarmos presentes para os nossos filhos nem sempre é fácil, especialmente à medida que se tornam cada vez mais independentes. No entanto, todos os filhos precisam de amor e apoio de vez em quando, mesmo que isso não signifique beijos e abraços e histórias ao adormecer! Com os adolescentes os problemas podem ser poucos, mas são sempre grandes. Pelo menos para eles.


Por norma, a adolescência é marcada pelo entendimento da personalidade e das aptidões sociais de um indivíduo, alimentadas por angústias físicas e psicológicas, um campo minado de emoções que podem explodir a qualquer momento. Por isso mesmo, é certamente com agrado que qualquer adolescente agradece uma mão amiga que o ajude a confiar mais em si próprio.

Adolescentes e as crises de autoconfiança

Apesar de uma educação solidária poder proporcionar às crianças boas bases para entrarem no período da adolescência, a autoconfiança genuína resulta das experiências pessoais vividas.

Quando as crianças atingem a adolescência têm de lidar com novas experiências a toda a hora. Sentem-se adultos o suficiente para tomarem as suas próprias decisões mas são inexperientes em relação à forma como devem tomar essas mesmas decisões. A frustração e a insegurança que sentem podem ser fatores importantes na deterioração das relações entre pais e filhos.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

“Então, como posso ajudar?”

Antes que os adolescentes entrem no campo da total liberdade (ou seja, enquanto estão na fase em que existem todos os tipos de conflitos sobre namoros, estudo, trabalhos, dinheiro, etc.), faça a sua parte e aumente a confiança do seus filhos. Como mãe, nem sempre é fácil. Mas quando puder, uma pequena injeção de confiança vai ajudar a reforçar a relação entre os dois.

  • O elogio certo Um elogio descritivo diz ao adolescente o que fez bem e por que razão você está satisfeita. Por exemplo, em vez de apenas dizer "obrigada", seja mais concreta e explique o agradecimento: "Obrigada por teres deixado os sapatos à entrada, assim a carpete da sala já não fica suja”. Esta pequena informação adicional vai ajudar o adolescente a entender que fez algo bem e a sentir-se apreciado e reconhecido. Concentre-se naquilo que é positivo: incentive e tranquilize os seus filhos acerca daquilo que fazem. Os adolescentes anseiam por serem aceites por si e pelos seus pares. Mesmo que não o demonstrem...
  • Deixe-os saber qual o lugar deles Defina regras claras e limites em relação ao que espera deles. Certifique-se que percebem como devem comportar-se e que tipo de situações não são toleradas – ambos os pais devem ser consistentes nesta situação. Compreenda que as expectativas dos seus filhos adolescentes são diferentes das da sua geração. É vital existir uma certa confiança da sua parte. Pense sobre o tipo de independência que pode conceder aos seus filhos. Definam, em conjunto, alguns compromissos ao longo dos tempos.

  • Seja honesta com os seus filhos O mundo pode ser assustador e imprevisível, e é preciso tentar eliminar o stress tanto quanto possível. Mas também é preciso educar e preparar os seus filhos para o mundo real. Deixe-os perceber que podem errar: “Todos nós erramos, às vezes”. Ensine-lhes que podem sempre pedir desculpa, aprender com os erros e seguir em frente, de cabeça levantada. Com esta atitude, os seus filhos vão sentir-se ouvidos e importantes, aumentando a confiança entre todos.
  • Divirtam-se! Façam algo divertido juntos e riam-se. O riso alivia a tensão e melhora os relacionamentos, rompendo barreiras e formando novas pontes.



*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes