A arte de saber receber

A arte de saber receber

Siga as nossas dicas sobre como organizar um jantar formal de sucesso.


Seja o anfitrião perfeito
As dicas certas para que tudo corra bem:

  • Defina a data para a ocasião especial, e convide as pessoas com pelo menos três semanas de antecedência. Nas respostas, peça-lhes para especificar quaisquer necessidades dietéticas que possam ter.
  • Receba cada um dos convidados pessoalmente e ofereça-lhes uma bebida. Sirva, também, pequenos aperitivos.
  • Faça cartões de identificação para que todos fiquem sentados nos lugares corretos.
  • Utilize guardanapos de linho – deixe os guardanapos de papel para ocasiões menos formais.
  • Além de ser a responsável por todo o serviço (bebidas, refeição, servir e limpar), certifique-se que os seus convidados estão confortáveis e satisfeitos.
  • Sirva café no final da refeição. Agradeça a presença de todos e despeça-se até uma próxima oportunidade.

Sentando os convidados
É sempre um dilema decidir onde devem sentar-se os convidados. Não há nada pior do que silêncios constrangedores ou discussões à mesa. Para garantir que a conversa flui, jogue com as diferentes personalidades e interesses dos convidados. Sente lado a lado pessoas com interesses em comum (atividades, profissões...), por exemplo. Outras opções: têm filhos da mesma idade ou são solteiros? Têm afinidade um com o outro ou não se conhecem muito bem?

A anfitriã
Certifique-se que fica sentada perto da cozinha para que possa deslocar-se facilmente, sem ter de incomodar os seus convidados. Se o seu companheiro está a ajudá-la na tarefa de coanfitrião, sentem-se em lados opostos da mesa para garantir que todos recebem a devida atenção.

A abelha rainha
É aquela pessoa que adora falar, especialmente sobre si mesma. É uma boa ideia colocá-la ao lado da pessoa mais tímida. Assim, a abelha rainha pode falar pelos cotovelos sem que a tímida se sinta mal por estar calada.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

O tagarela
Este é o convidado que sabe tudo sobre todos. Sente-o ao lado das pessoas que o acham divertido e que até acham graça a... fofocas. Nunca ao lado do professor!

O escondidinho
Não é propriamente a vida e a alma do certame, pois é bastante introvertido. Sentá-lo ao lado do “tagarela” é meio caminho andado para criar momentos de tensão, pois o “escondidinho” não gosta de ser confrontado com muitas perguntas. O melhor é ficar ao seu lado...

O galã
Toda a gente adora os “galãs” pois são capazes de fazer com que todos à sua volta se sintam bem. Dispara elogios e sorrisos, para um ambiente descontraído e simpático. Ah, e se surgir algum problema ou se precisar de ajuda com o serviço, pode contar com o apoio inestimável do “galã”! Sente-o ao lado de qualquer um dos convidados, é sucesso garantido.

O professor
Sabe todas as respostas e tem opinião sobre todos os assuntos. É ótimo para iniciar um debate e torná-lo bem “vivo”. Mas, se começar a “derrapar” na conversa, mude de assunto. Fica bem sentado ao seu lado ou ao lado do comediante.

O comediante
Sempre cheio de piadas e histórias engraçadas, o comediante não é tão arrogante como o “tagarela”. É peça fundamental para momentos hilariantes e muito boa disposição à mesa. Os lugares ao lado do “tagarela” ou do “escondidinho” são as melhores opções.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Artigo com grande nivel.

  • Reportar