Ajude as crianças a escrever e a representar uma história

AJUDE AS CRIANÇAS A ESCREVER E CONTAR HISTORIAS

Toda a gente gosta de uma boa história em que as palavras criam personagens, transportam-nos para outros mundos e despertam emoções profundas. Contar histórias é uma arte que deve ser incentivada nas crianças. Não só promove a criatividade e a liberdade de expressão, como também reforça a confiança e as habilidades sociais.


Sabia que ler histórias em voz alta perante um público ajuda a ganhar aptidões para fala rem público? Pois claro! Incentive-o, descubra connosco como conseguir que o seu filho se envolva em algo tão divertido e gratificante como a narração de contos.

Aprylle Ross, uma professora de inglês do secundário em Los Angeles, Califórnia, conta-nos que foi mais fácil entreter o seu filho do que os seus alunos, contando histórias. “Quando chegava a hora de deitar estava farto de ler os mesmos livros uma e outra vez, uma noite pedi-lhe que me contasse um conto. Tornou-se num ritual”.

Se quer que o seu filho aprenda a construir e contar histórias, siga os conselhos magistrais de Ross que inspiram as crianças:

Exercícios para inspiração

“A inspiração para a escrita criativa encontra-se em qualquer lado”, disse Ross. “A chave é encontrar algo que ligue a lâmpada criativa da criança.” Ross sugere que escrevam várias palavras num papel, das quais o seu filho escolhe duas e constrói uma frase com elas, por exemplo.

Há um jogo que consiste na criação de uma história através de “vários” autores, pasando um papel de mão em mão e deixando que cada membro da família acrescente uma frase ou acção. Ouvir música instrumental, observar quadros, ler livros e revistas também ajuda, pelas imagens mentais que criam.

Organizar

Ross sugere ajudar as crianças a organizar as suas ideias. Não tem que existir uma ordem concreta, mas devem ser escritas. As crianças podem ter um caderno ou dossier com o arquivo escrito das suas inspirações, um diário com desenhos, poemas, frases ou palavras que gostam. Mais tarde pode ver o que têm e ajudá-los a encontrar uma forma lógica para que as suas ideias fluam juntas.

As imagens e os sotryboards

As imagens e guiões gráficos são grandes ferramentas de organização. Aqui fica uma aula técnica que pode experimentar em casa:
Deixe as crianças desenharem um mapa do seu bairro ou qualquer espaço onde passem grande parte do seu tempo. Peça que façam um X nos lugares onde aconteceu algo importante. Cada um desses X representa uma história que se pode contar. O objetivo é escolher esses eventos e utilizá-los como inspiração para criar histórias completamente novas. E acrescenta: “Adoro que as crianças usem hipérboles e escrevam tantas loucuras quanto possível.”

A estrutura de uma história divertida

“Para ensinar a estrutura de uma história uso storyboards”, disse Ross. “Começo com um livro das crianças e peço-lhes que identifiquem os principais elementos: princípio, meio e fim”.

Criação de personagens

Quando se trata da criação de personagens Ross gosta de usar uma técnica fantástica que aprendeu com um dos seus professores:

Escolha e coloque de forma aleatória objetos que tenha em casa, para observá-los como se estivesse numa galeria de arte. Faça com que as crianças passem entre eles com o seu caderno, apontando ideias que lhes surjam de cada objeto. “É incrível as ideias que temos apenas olhando para um frasco de perfume. Podemos criar toda uma história a partir de um único objeto”.

Ler em voz alta

Ross disse que como a narração de contos, falar em público “é uma grande injeção de confiança” e algo muito estimulante para uma criança. Mas nem todos são artistas. “É importante proporcionar às crianças um espaço seguro para se expressarem livremente sem críticas”, acrescenta. Se as crianças são tímidas mas têm confiança em si, mostre-lhes como se lê em voz alta, para que possam ver como se faz e ajustar o seu comportamento. No entanto, não seja demasiado “expert” ou eles pensarão que nunca irão conseguir, seja um reforço positivo e ajude-os a quebrar o gelo.

O objetivo é dar a cada criança o espaço que precisa para ser criativo. Alguns podem ser melhores a criar histórias em voz alta, outros talvez precisem de um espaço tranquilo para escrever. Permita-lhes que escolham o método que mais gostam e num instante estará a apreciar a sua imaginação.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça gosto ou deixe um comentário.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Alcid

Alcid

Reportado

Gostei do artigo e devo dizer-vos que gosto dos artigos deste género que vocês publicam

  • Reportar

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.