DIY: DECORAÇÃO NATALÍCIA FOLK

DIY: DECORAÇÃO NATALÍCIA FOLK

Estes trabalhos manuais são ideais quando o tempo lá fora está horrível e apetece-lhe fazer as suas próprias decorações de Natal caseiras. Capture a sensação de frio e neve do inverno com uma paleta cromática de inspiração escandinava: vermelho, branco e azul.


Inspire-se com as ideias folk que lhe apresentamos a seguir e veja como pode variar as decorações de Natal de sua casa.

Ideia 1: Enfeites

Que tal usar um galho de árvore verdadeira como árvore de Natal? Pode pendurá-lo no teto com linha de pesca transparente e fazer com que ocupe um espaço bonito junto a um candeeiro ou por cima da mesa da sala. Pode cortar uns raminhos pequenos que sobrarem para ficar mais bonita e decorá-la com um pouco de tinta branca como se fosse neve. Para a decoração, propomos-lhe decorações em tecido e com feltro, cosidas à mão por si, até mesmo em crochet.

Decoração folk de tecido

Coração de feltro

Vai precisar de:

  • modelo
  • feltro branco
  • linha vermelha entrançada para bordar
  • Enchimento de poliéster

Como se faz:

  1. Utilizando o modelo, corte duas formas de coração em feltro branco.
  2. Borde o motivo de floco de neve com três fios da linha de bordar.
  3. Cosa as duas peças juntas, com pontos curtos, deixando uma pequena abertura num dos lados.
  4. Encha o coração com uma pequena quantidade do material de enchimento e feche a abertura.
  5. Cosa uma fita bonita na parte superior do coração.


Estrela com botão

Vai precisar de:

  • modelo
  • tecido de algodão aos quadrados vermelhos
  • linha de bordar entrançada, vermelha e branca
  • enchimento para brinquedos
  • 2 botões brancos

Como se faz:

  1. Utilizando o modelo, corte duas formas de estrela no tecido de algodão aos quadrados.
  2. Cosa as duas peças juntas, com pontos curtos, deixando uma pequena abertura num lado da ponta da estrela.
  3. Encha a estrela com uma pequena quantidade do material de enchimento e feche a abertura. Cosa um botão no centro de cada lado da estrela com a linha de bordar vermelha.
  4. Cosa uma fita bonita na parte superior da estrela que preferir.


Anjo com asas de renda

Vai precisar de:

  • modelo
  • tecido de algodão aos quadrados azuis
  • renda rígida
  • linha de bordar branca
  • enchimento de poliéster

Como se faz:

  1. Utilizando o modelo, corte duas formas de anjo no tecido de algodão.
  2. Corte um coração de renda para as asas.
  3. Cosa as duas peças do anjo uma à outra, deixando uma pequena abertura na parte inferior.
  4. Encha o anjo com uma pequena quantidade do material de enchimento e feche a abertura.
  5. Cosa as asas nas costas e uma fita na cabecinha do anjo.


Árvore de Merengue

Se a tradicional árvore de Natal não faz o seu estilo, pode optar por esta, bonita e comestível, perfeita para espaços pequenos e reuniões acolhedoras. É muito simples de fazer: tem apenas de comprar um cone de porexpan, forrá-lo com papel ou tecido verde e espetar os merengues ou suspiros, bolachas ou bombons com palitos. Se quiser um acabamento espetacular, espete uma vela sparkle no topo da árvore e acenda-a antes de levá-la para a mesa.

Ambipur GPII
AmbiPur Mono fragrância
(170)

Um sopro de ar fresco

Descubra agora!

Calendário do Advento

Ideia 2: Calendário do Advento

Ter um Calendário do Advento em casa garante o espírito festivo de toda a família e as crianças adoram. Pode fazer um de tamanho grande, utilizando uma parede que tenha livre em casa ou então um painel de cortiça. Só precisa de 25 saquinhos de papel da cor que quiser e dentro dos saquinhos pode meter doces que não se estraguem. O clássico é o chocolate e pode surpreender os seus filhos, colocando diferentes tipos de chocolate em cada saquinho.

Para decorar os sacos, fizemos uma linóleo-gravura de um veado e imprimimo-la a azul, mas pode usar um carimbo grande, autocolantes ou até mesmo comprar sacos decorados. Brinque um pouco com a posição dos desenhos e o claro ou escuro da impressão. A verdade é que nós demo-nos ao luxo de decorar cada pacotinho com enfeites de Natal em argila e fazê-los não é difícil: estenda a argila, coloque um pedaço de renda rígida por cima e, com a ajuda de um rolo, grave o desenho. A seguir, com os corta-bolachas, recorte formatos diferentes na argila, faça-lhes um buraco pequeno, passe uma fita e ficam prontos para decorar os saquinhos. À medida que os seus filhos vão comendo o chocolate de cada um dos dias, pode ir pendurando estes enfeites na árvore.

Etiquetas para Presente

Ideia 3: Etiquetas para Presente

Seja criativa com as etiquetas dos presentes: são lindas e muito fáceis de fazer!

Etiquetas de tecido

Corte dois círculos de tecido branco, cosa-os um ao outro com bordados, encha-os com algodão e feche-os completamente. Pode bordar uma letra ou o nome na etiqueta e será uma lembrança para guardar e colocar na árvore no ano seguinte.

Colher-etiqueta

Colher-etiqueta

A graça está na originalidade e afinal qualquer elemento pode ser uma etiqueta, até mesmo uma colherzinha! Pode decorá-la com spray ou fita washi e prendê-la ao presente com uma corda ou uma fita bonita.

Etiqueta de renda

Etiqueta de renda

Neste exemplo, o floco de neve em papel é colado num pedaço de cartão e decorado com motivos de renda. Também pode adicionar um autocolante e atar a etiqueta completa à prenda com linha de bordar.

Etiqueta de veado

Etiqueta de veado

Procure uma imagem de um veado na internet e faça um modelo de papelão ou cartolina com o veado. Recorte a mesma figura em papel de scrapbooking com motivos de Natal e cole-os. Faça um furo no corpo e passe uma fita para prender a etiqueta à embalagem da prenda.

Etiqueta moldura

Pode fazer exatamente o mesmo com uma moldura: descarregue da internet uma que seja bonita e escreva o nome ou as iniciais da pessoa dentro da moldura.

Gostou das nossas ideias? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. Há imensas coisas bonitas que se podem fazer no Natal! Se quer ver mais ideias natalícias, clique aqui.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes