Joias e bijuterias feitas com resina

Aprenda a fazer bijuteria de resina

Se gosta de trabalhos manuais, tem algum tempo e é uma pessoa criativa, vai adorar este artigo. Puxe pela imaginação e pense: o que quer fazer? Brincos, molduras para fotografias, imanes decorativos? Há mil possibilidades! Em lojas de trabalhos manuais, pode encontrar moldes já feitos, mas também pode fazê-los você mesma. Aplique-se e talvez encontre um novo hobby. Não custa nada aprender a fazer bijuteria em casa.


Prepare os seus próprios moldes

Para começar prepare os seus próprios moldes! Pode utilizar quase qualquer coisa para fazer um molde que possa aplicar em varias ocasiões. Comece com um objeto plano pelo menos numa face, verá que é mais simples e mais fácil para trabalhar.

Necessitará

  • O objeto a partir do qual deseja fazer o molde
  • Peças de silicone A e B (consulte o passo 2 das instruções)
  • Recipiente de plástico para misturar a borracha
  • Recipiente de plástico de fundo liso para o molde (com espaço suficiente no interior para ajustar-se ao objeto que servirá de molde)
  • Colheres de plástico
  • Copos de papel
  • Paus de gelado
  • Luvas de borracha nitrílica ou vinil (não de látex)
  • Óculos de segurança

NOTA: trabalhe à temperatura ambiente e num lugar bem ventilado. Se o objeto a partir do qual deseja fazer o molde é poroso, terá que selá-lo previamente com um produto adequado ou pintar com pintura de esmalte.

Instruções

  1. Coloque o objeto a partir do qual deseja fazer o molde com a face plana para baixo, num recipiente de plástico de fundo liso. Fixe o objeto no fundo se achar que pode mexer-se quando lhe deitar a borracha.
  2. Deite quantidades iguais de peças de silicone – borracha A e B – em dois copos de papel diferentes.
  3. Deite as duas partes noutro recipiente de plástico e misture bem para garantir uma cor uniforme. Uma vez misturados, tem 30 minutos para trabalhar com a composição de silicone-borracha antes de começar a solidificar.
  4. Mantenha o recipiente com a mistura de borracha por cima do recipiente de plástico, levantando-a o mais alto possível para ajudar a rebentar as bolhas. Deite a mistura no recipiente e faça com que o objeto fique no mínimo um centímetro submerso.
  5. Deixe em repouso pelo menos 24 horas antes de desenformar. Retire a borracha com muito cuidado para encher o molde.

Moldes de resina

Modele a resina

Há diferentes tipos de resina. Siga as instruções do fabricante, colocando sempre luvas e óculos de segurança.

Necessitará

  • Resina (A)
  • Endurecedor (B)
  • Corante para a resina
  • Molde de borracha
  • Uma palhinha
  • Vários palitos
  • Balança elétrica
  • Copos de papel
  • Paus de gelado (corte um lado reto)

Instruções

  1. Deite a resina e o endurecedor numa taça de papel limpa e misture durante 3 minutos com um pau de gelado.
  2. Se quiser dar cor à resina, junte o corante desejado e misture bem para garantir que a cor é distribuída de forma uniforme.
  3. Deite a resina no molde com cuidado, tentando que o pingo seja o mais fino possível e começando pelo ponto mais fundo, até que o molde fique cheio. Se aparecerem bolhas na superfície da resina utilize uma palhinha para soprar suavemente sobre a superfície. Se as bolhas se formarem no interior da resina, utilize um palito para perfurar ou para trazê-las para a superfície onde as poderá soprar suavemente como antes.
  4. Deixe em repouso durante pelo menos 48 horas e garanta que a resina está totalmente dura antes de retirá-la do molde.
Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Bases para copos
Pode fazer um molde com uma base para copos que já tenha e fazer a sua própria coleção de peças de resina. Para fazer um como o nosso é muito fácil: coloque as faixas de renda no interior do molde, misture e deite a resina sobre a renda. Utilize um palito para mudar a posição da renda caso esta mude de posição.

Bases de copos de resina e renda

Puxadores de gaveta

Faça um molde grande com forma de rosa e utilize-o para fazer os puxadores.
Pode preparar um pequeno suporte de cartão para garantir a acumulação de resina ao redor do parafuso e adicionalmente para garantir que o parafuso permanece na sua posição: dobre um pedaço de cartão em forma de U de forma a que sobre um centímetro acima do molde e faça um furo no centro. É através deste furo que irá colocar o parafuso no centro da resina, deixando que a cabeça se introduza profundamente na resina. Deixe secar e endurecer.

Puxadores de resina

Molduras

Faça os seus próprios moldes para molduras de fotos e uma vez adicionada a resina, junte um imane na parte de trás: poderá usá-las como imanes para o frigorífico ou fazer miniaturas para utilizar como decoração.

Molduras de resina

Bijuteria

Algumas lojas vendem estruturas de metal onde pode colocar as suas próprias peças de bijuteria, e é garantido que desenhar as suas próprias joias é fácil.

  1. Como fundo para a joia pode preparar um papel bonito e dar-lhe a forma que desejar.
  2. Pinte as duas faces do papel com uma camada de cola especial deixando que um lado seque antes de pintar o lado em falta.
  3. Repita o processo várias vezes dando várias demãos em cada lado para selar o papel.
  4. Faça uma aplicação de cola no local onde vai colocar a sua joia. Deixe secar e em seguida aplique outra camada.
  5. Cole a forma de papel na posição. Deixe secar completamente antes de aplicar nova camada. Termine com uma camada de resina assim que a cola estiver seca.

Bijuterias de resina

Gostou deste artigo? Clique no "Gosto" ou deixe-nos o seu comentário! Talvez lhe interesse ler também Dê um toque especial aos seus presentes de Natal e Como fazer velas de cera decorativas.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Gostei do seu post, mas será que me podia dizer onde arranjar a resina e o endurecedor? Já andei a procura, mas sem resultados.

  • Reportar

Muito bonito mas um pouco complicado de se fazer

  • Reportar
Casa Margarida