IDEIAS PARA UM PIQUENIQUE EM FAMÍLIA

IDEIAS PARA UM PIQUENIQUE EM FAMÍLIA

Com a chegada do tempo quente apetece passar o dia todo na rua. Aproveite o bom tempo antes do calor apertar e prepare um divertido piquenique em família.


Passar um dia num parque ou no campo e fazer um piquenique é uma ideia barata e divertida, que pode fazer em família ou com amigos.   

  1. Escolha um local onde as crianças possam correr e divertir-se à vontade, um parque na cidade onde vive, com uma boa extensão de relva ou um passeio até ao campo, de certeza que encontrará o lugar perfeito.
  2. Esqueça comer a uma mesa, todos juntos no chão é um pouco diferente, mas temos a certeza que será muito divertido. Leve umas toalhas velhas e estenda-as no chão, de modo a poder colocar a comida em cima da toalha e sentarem-se todos à volta.
  3. Para os dias de piquenique o melhor é simplificar a refeição. Sanduíches pequenas de diversos sabores, frango panado ou assado em pedaços, salsichas, carnes frias, pastéis, empadas, croquetes... hoje é permitido comer com as mãos. E para a sobremesa, fruta cortada em pedacinhos.
  4. Para passar a tarde, o melhor é levar brinquedos para organizar diversos jogos. Com uma bola, uma corda e um par de lenços a diversão é garantida. Lembre-se de todos os jogos da sua infância e ensine-os aos seus filhos, de certeza que vão adorar descobrir como os seus pais brincavam.

JOGOS DE BOLA

  • Jogo do mata: divida as crianças em dois grupos, colocando uma criança de cada equipa na parte de trás da equipa adversária; os jogadores de uma equipa vão trocando a bola, tentando atingir (“matar”) os jogadores da outra equipa. Se acertarem, o jogador fica eliminado, mas só se pode “matar” quando a bola for agarrada sem tocar no chão.
  • Veneno. As crianças formam um círculo, ficando uma delas no centro. Escolhe-se um tema e à medida que os jogadores vão passando a bola uns aos outros, têm de dizer uma palavra relacionada com esse tema (por exemplo: primavera, flores, sol...). Se alguém não souber o que dizer, vai para o centro e fica com a bola. O perigo surge quando o jogador que está no centro, em vez de dizer uma palavra relacionada com o tema, diz a palavra “veneno”: o jogador que apanha a bola deverá ficar em silêncio e passar a bola ao seguinte.
  • Países. Cada jogador escolhe o nome de um país e o jogador que atira a bola diz: Eu, Portugal, declaro guerra a... Itália. Nesse momento, todos desatam a correr menos a Itália, que deve apanhar a bola. Assim que a apanhar, tem de dar três passos em direção a outro jogador e tentar passar-lhe a bola. Se conseguir, esse jogador tem de atirar a bola a outro “país”. Mas cuidado, que se o país a quem declarar guerra apanhar a bola no ar, pode dizer o nome de um outro país.
  • De costas, duas crianças com a bola apoiada nas costas do companheiro têm de correr um percurso determinado sem deixar cair a bola. Se só tem uma bola, ganha o par que fizer o percurso em menos tempo. Se tiver várias bolas, ganha o par que chegar primeiro à meta.

COM A CORDA

  • Lembre-se de todas as canções que cantava quando saltava à corda: "Bruxa, Bruxinha, entra em jogo”, "Quantos carros leva a noiva", "Freira, casada e solteira”... Há ainda um outro jogo com duas equipas, que seguram, uma de cada lado, uma corda. Traça-se ao meio uma linha no chão, e cada equipa vai puxando a corda para o seu lado; a equipa que pisar primeiro a marca no chão perde.

LENÇOS

  • Desde o tradicional jogo da barra, em que se formam duas equipas e se atribuem números a cada jogador, ganhando a equipa mais rápida que conseguir chegar com o seu grupo ao lenço, até à famosa cabra cega. As gargalhadas são garantidas.

E se estiverem no meio da natureza, aproveitem para procurar animais ou descobrir diferentes tipos de árvores. De certeza que vão passar um dia tão divertido que os seus filhos vão desejar repetir.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ler Ideias para uma escapadinha familiar o Organize um dia em família no campo

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

  Para publicar um comentário, registe-se ou inicie sessão

Casa Margarida