TOP DOS 10 LANCHES MAIS SABOROSOS

TOP DOS 10 LANCHES MAIS SABOROSOS

Uma das orientações para uma alimentação saudável é distribuir corretamente a ingestão de alimentos ao longo do dia. O ideal é fazer cerca de 4 ou 5 refeições diárias para que, dessa forma, o corpo vá recebendo a energia e os nutrientes necessários de forma gradual e constante ao longo do dia. Por isso, da mesma forma que damos grande importância às outras refeições, não podemos esquecer os lanches!


O lanche é a refeição mais ligeira do dia, embora não seja a menos importante. Sabe qual deve ser a sua constituição?

Por que você tem que fazer um lanche?

Algumas pessoas julgam que o lanche é uma refeição típica das crianças e, talvez por esse motivo, por falta de tempo ou por julgar que engorda, o lanche é uma das refeições mais descuradas pelos adultos. Mas tal não deveria acontecer. O lanche é um hábito muito saudável! O lanche permite a elaboração de uma refeição perfeita para proporcionar a energia necessária para terminar o dia e chegar à noite para fazer um jantar adequado e ligeiro, sem excessos, favorecendo assim a digestão e o descanso durante a noite.

O que é que podemos comer ao lanche? O melhor é optar por uma combinação de alimentos pura e simples. A combinação de dois grupos entre leite, cereais e/ou fruta é suficiente; mas... a imaginação não tem limites! Também podemos optar, por exemplo, por um punhado de frutos secos.

Fairy All in One
Fairy All in One
(56)

Limpeza Avançada dos Restos Difíceis, incluindo até a gordura incrustada de 24 horas

Descubra agora!

Aqui estão 10 ideias para lanches ligeiros:

  1. Pão integral com fiambre de peru: Muito bom! Podemos adicionar um pouco de tomate, mozarela, orégãos, manjericão fresco ... e torná-lo ainda mais delicioso.

  2. Iogurte, por exemplo, um Corpos Danone: 1 iogurte Corpos Danone, natural ou do nosso aroma favorito, simples ou com um punhado de cereais integrais sem açúcar, com algumas nozes, sementes de linhaça, ou aquilo que preferir é uma excelente ideia para um lanche, porque é um iogurte com baixo teor de gordura! 

  3. Salada de frutas: Uma salada de frutas permite uma infinidade de combinações possíveis! Podemos preparar a salada de frutas com muitos ingredientes diferentes, segundo o tipo de fruta que mais gostarmos: por exemplo, uma mistura de frutos vermelhos com morangos, amoras, framboesas e mirtilos. Além disso, podemos combinar a salada de frutas com iogurte, frutos secos, cereais integrais, etc.

  4. Sandes: Quem é que diz que uma sandes ligeira de vegetais não pode ser uma ideia genial, também para um lanche? Podemos fazê-la com pão integral, alface, tomate, cebola e queijo de cabra... delicioso! E, se tivermos tempo e vontade, que tal colocar um dos ingredientes caramelizado? Por exemplo, caramelizar a cebola com um pouco de óleo.

  5. Torradas integrais: com uma lata de atum em azeite e azeitonas por cima, ficam deliciosas! De vez em quando, também pode barrar as torradas com uma colher de chá de geleia ou mel.

  6. Taça de leite com cereais: esta combinação pode ser incluída no pequeno almoço, juntamente com uma peça de fruta, ou, eventualmente, também ao lanche. O ideal será optar pelo leite meio gordo ou magro e cereais integrais sem açúcar.

  7. Batido de fruta: o batido é outra alternativa para ingerir a mistura da fruta com o leite. Podemos fazer o batido com iogurte, preferencialmente magro, ou com leite, e colocar, isso sim, não mais do que uma peça de fruta, aquela que preferir!

  8. Palitos integrais tostados com queijo fresco magro: Excelente! Se os palitos integrais tostados com azeite, ou simples, já são uma boa opção para o lanche, ainda ficarão melhores acompanhados por um creme de queijo magro ou um pouco de queijo fresco. Impossível resistir!

  9. Bolachas de arroz, milho ou outro cereal: Já provou as bolachas? Pode acompanhá-las com uma fatia de fiambre ou presunto, por exemplo.

  10. Fruta e um punhado de frutos secos: se comer uma peça de fruta ao lanche, esta pode ser acompanhada por um iogurte, como é o caso desta receita de iogurte com laranja (uma combinação perfeita!), mas também com um punhado de frutos secos. E é mesmo um punhado de frutos secos que podemos incluir diariamente na nossa alimentação, privilegiando as nozes, amêndoas e avelãs.

São ideias apetecíveis, não são? Não se esqueça de desfrutar, diariamente, de um delicioso e ligeiro lanche!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Menu de iogurte com a sua bimby  o 5 receitas de salada de masa.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Adorei qualquer uma das sugestões. Algumas delas já fazem parte da minha rotina.

  • Reportar
Xana17

Xana17

Reportado

Gostei muito do artigo. Vou aplicá-lo neste verão!!!!

  • Reportar
BamBam

BamBam

Reportado

O índice insulinêmico (ref. pique insulínico) tem uma fraca alteração com o consumo de frutose. Relativamente ao artigo, não existe o "lanche perfeito", mas é preferível variar diariamente e a palavra chave será sempre moderação.

  • Reportar

Os lanches devem ser uma combinação de proteínas completas e gorduras. Hidratos, poucos e de baixo valor glicémico (isto também depende da atividade física de cada indivíduo), pelo que lanche só de salada de frutas eu não recomendaria, já que a fruta é hidrato muito rico em frutose, a qual ao mais sobrecarrega o fígado, e que irá sempre causar pique insulínico, contrariamente às gorduras e proteína, que saciam e não causam quaisquer piques insustentados e consequentes quebras de energia.

  • Reportar