Sushiiiiii... fácil e divertido!

Sushiiiiii... fácil e divertido!

Fazer sushi é fácil, desde que planeie com antecedência. Com um pouco de prática é possível apresentar uma refeição cheia de cores, formas e sabores que fazem as delícias dos mais pequenos. Peças-lhe ajuda na hora de enrolar... e divirtam-se.


Cuidados com o peixe

Para fazer uma refeição de sushi é imprescindível termos alguns cuidados com o peixe. Por ser comido cru, é um potencial foco de doenças transmitidas por parasitas. Para evitá-las, congele o peixe fresco de uma das seguintes formas:

  • durante o mínimo de 7 dias, a uma temperatura de 20° negativos
  • durante o mínimo de 15 horas, a uma temperatura de 35° negativos

A qualidade do peixe é fundamental para um bom sushi. Compre-o num local da sua confiança.

Dica: Limpe o peixe antes de o congelar e assim fica logo pronto para o corte, que deve ser feito quando o peixe ainda está ligeiramente duro, para facilitar. (facilita o corte). Use uma faca especial para sushi ou uma muito bem afiada.

Cozinha impecavelmente limpa e organizada

Antes de começar a preparar o sushi, limpe muito bem a cozinha e os utensílios que vai utilizar (alguns alimentos são muito sensíveis, como o peixe cru, por exemplo, e não podem ser sujeitos ao mínimo de sujidade). Coloque os ingredientes em recipientes, dispondo-os de forma organizada. Assim, não só cumpre as regras de higiene, como também tira o melhor partido do espaço disponível.

O arroz é a base de tudo

Compre arroz especial para sushi em lojas de produtos japoneses ou nas zonas gourmet dos supermercados (se não encontrar, escolha um de grão curto).

Receita de Arroz para sushi

para quatro pessoas

2 canecas de arroz para sushi
vinagre de arroz

Coloque o arroz cru num escorredor e lave-o até a água ficar transparente. Deixe secar ao ar durante cerca de meia-hora. Cubra o fundo de um tacho com vinagre de arroz e ponha-o ao lume até o vinagre começar a fervilhar. Baixe o lume para o mínimo, coloque o arroz e mexa. Acerte o lume entre o mínimo e o médio e adicione quatro canecas de água. Coloque a tampa e deixe cozinhar em lume médio até a água desaparecer quase por completo (cerca de 10 minutos). Desligue o lume e, sem retirar a tampa (para não secar), deixe o arroz arrefecer. Também pode coloca-lo num tabuleiro com um pano húmido por cima - arrefece mais depressa e será mais fácil manuseá-lo para depois fazer os rolos.

Dica: se tiver uma panela própria para fazer arroz, é muito mais fácil. Basta juntar os ingredientes, ligá-la e esperar que se desligue sozinha.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Tempero para o arroz:

  • 4 c. de sopa de vinagre de arroz
  • 2 c. de sopa de sakê
  • 4 c. de chá de açúcar
  • 2 c. de chá de sal refinado

Preparar para enrolar

Está quase a chegar a parte em que os seus filhos vão participar. Mas antes, faça o seguinte:

  • Com a parte áspera da folha de alga (cortada pela metade) virada para cima, coloque-a na parte inferior da esteira.
  • Faça uma bola de arroz com as palmas das mãos (tamanho de bola de ténis). Espalhe-a uniformemente pela folha com os dedos e deixe a margem superior da folha sem arroz (1 cm). Faça-o suavemente para não empapar!
  • Por fim, coloque uma tira (ou tiras) de salmão (atum, pepino, abacate, o que quiser...) no centro do arroz.

Dica: durante este processo molhe as mãos constantemente numa terrina com água para evitar que o arroz cole.

Enrolar!

O objetivo é que o rolo fique bem redondinho. Por isso, peça aos seus filhos alguma concentração e que respirem fundo. Com a ajuda da esteira, só têm de ir enrolando a folha de alga, formando um rolo... perfeito!

Cortar, servir e comer

Com uma faca bem afiada, corte o rolo de sushi em partes iguais e está pronto a servir. Acompanhe com molho de soja, wasabi (pasta verde e picante) e gengibre, que poderá adquirir em lojas especializadas. Não se esqueça dos pauzinhos!

Curiosidade: Sabia que o gengibre funciona como uma espécie de “desinfetante” contra os micróbios e bactérias que possam encontrar-se no peixe, além de limpar o paladar para evitar a mistura de sabores?

Dica: pode comprar temperos ou utensílios de cozinha próprios para fazer o seu melhor Sushi aqui ou aqui.

Para saber mais sobre os cuidados a ter durante a preparação e os benefícios do sushi, consulte este artigo da DECO “Sushi: saudável e pouco calórico

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.