SALMOREJO COM  IOGURTE

O SEU SALMOREJO AINDA MAIS DELICIOSO COM IOGURTE

Existem muitos os pratos de colher típicos de Espanha. Por exemplo, os guisados e a "panela cigana". As sopas frias também são muito típicas deste país, como o famoso gaspacho, juntamente com a sopa de ajo blanco, a pipirrana e o salmorejo.


Gostava de saborear um salmorejo delicioso? Então prepare os ingredientes e mãos à obra.

Ao contrário do gaspacho, com uma consistência mais líquida, o salmorejo apresenta uma
textura cremosa, devido ao uso de uma grande quantidade de migas de pão. O salmorejo é um delicioso creme espesso, típico de Córdoba (Andaluzia), que deve ser comido frio, sendo geralmente servido como primeiro prato. É preparado esmagando miolo de pão, ao qual depois se adiciona alho, azeite, vinagre, sal e tomate. Por vezes também é servido como molho de acompanhamento para molhar outros alimentos.

Receitas de salmorejo diferentes

Vamos apresentar-lhe duas receitas de salmorejo diferentes, uma mais tradicional e outra mais inovadora, vamos ver qual delas lhe agrada mais:

RECEITA TRADICIONAL DE SALMOREJO CORDOBÉS

Ingredientes (para 4 pessoas) 1 kg de tomates, 125 g de pão duro, 1 dente de alho, 40 ml de azeite, 30 ml de vinagre (opcional) e sal; para guarnecer: 1 ovo cozido, 100 g de presunto serrano e um fio de azeite extra virgem.

Preparação
Coloque o pão de molho num recipiente. Quando estiver demolhado, escorra-o e coloque num recipiente fundo, juntamente com o tomate pelado e picado, alho, azeite, vinagre e sal. Misture tudo na picadora ou esmague num almofariz até obter um puré ligeiro; a seguir, passe pelo coador chinês, para ficar mais fino. Corte o ovo cozido e o presunto em pequenos pedaços. Para servir, divida o salmorejo em porções individuais para cada comensal e, por cima, distribua o ovo cozido e o presunto picados e salpique um pouco de azeite. Sirva bem frio.

Se preferir que fique mais espesso e adicionar à receita uma maior quantidade de pão, recomendamos que sirva em taças pequenas e não prepare doses muito grandes por pessoa, porque o prato torna-se mais saciante.

Por outro lado, se preferir a receita tradicional de salmorejo cordobés, mas pretender preparar uma versão um pouco mais leve, pode colocar menos azeite e menos sal e, como ingrediente extra, adicionar um pouco de iogurte magro para engrossar o salmorejo. O sabor não é exatamente o mesmo, mas o resultado fica muito cremoso.

RECEITA SALMOREJO DE PEPINO COM IOGURTE

Este salmorejo delicioso leva pepino em vez de tomate, tome nota!

Ingredientes (para 4 pessoas) 500 g de pepinos, 50 g de pão duro, 1 dente de alho, 2 iogurtes naturais ou Oikos, 40 ml de azeite, vinagre de vinho ou sumo de limão (opcional) e sal; para guarnecer: azeitonas pretas picadas e algumas folhas de hortelã ou aneto.

Preparação:
Primeiro, descasque e pique os pepinos e parta o pão em pedaços. Coloque numa taça todos os ingredientes: os 2 iogurtes, o pão e o pepino picados, alho, azeite, sal e, se desejar, também o vinagre ou sumo de limão. Bata bem, até obter uma textura fina. Para servir esta versão de salmorejo, decore com algumas azeitonas pretas picadas e um pouco de hortelã. É muito saboroso e muito fácil e rápido de preparar!

Seja qual for a sua receita favorita, o salmorejo é excelente para comer em qualquer altura, tanto como aperitivo como para um primeiro prato delicioso. Com estas receitas vai ter certamente um enorme sucesso! Tome nota e depois logo me conta! Gostou desta receita? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. Quer saber mais sobre entradas?

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes