Reinvente as receitas da sua mãe

Reinvente as receitas da sua mãe

Ela cozinha melhor do que ninguém e igualá-la é uma tarefa quase impossível: hoje temos menos tempo, por isso pensámos nalgumas ideias e sugestões para modernizar e reduzir o tempo e o esforço dessas receitas tão apetitosas.


Quem nunca disse, por exemplo, pelo menos uma vez na vida, "os melhores canelones são os que a minha avó faz!" ou "não há arroz como a da minha mãe"? As suas receitas deliciam-nos porque cozinham melhor do que ninguém. Mas os tempos mudaram. Hoje em dia, temos acesso a mais informações mas, em contrapartida, temos também menos tempo, e passar uma tarde inteira na cozinha a preparar, por exemplo, um guisado, é algo quase impossível... Por isso, hoje vamos apresentar-lhe algumas sugestões para modernizar e reduzir o tempo de preparação de receitas intemporais, como as das nossas mães ou avós. Mas há algo que não vai mudar: o amor na preparação dos alimentos e à mesa.

Os pratos que lhe propomos são, todos eles, pratos únicos para que seja ainda mais fácil confecioná-los:

  • Tortilha de batatas cozidas a vapor: se fizer no micro-ondas estará pronta num piscar de olhos! Comece por descascar 2 batatas médias e corte-as em rodelas muito finas. Descasque também uma cebola média e pique-a. Num recipiente próprio para o micro-ondas, verta as batatas cortadas, a cebola picada, 4 colheres de sopa de azeite e uma pitada de sal. Deixe cozinhar tudo durante cerca de 4 minutos no micro-ondas (o tempo dependerá da potência). Quando terminar, misture bem para verificar a textura das batatas, para ver se estão cozidas. Se já estiverem macias, adicione dois ovos batidos e envolva bem as batatas. Coloque novamente o preparado no micro-ondas e deixe cozer mais 2 minutos ou até os ovos coalharem. A sua tortilha de batatas está pronta a ser servida! Para uma refeição perfeita, acompanhe com uma salada mista!
  • Almôndegas com tomate: estas almôndegas não são passadas por farinha nem fritas. O que lhe propomos aqui é uma receita mais leve e, sobretudo, muito mais fácil do que a receita tradicional. Para fazer a massa das almôndegas misture, numa tigela, 1 kg de carne picada (metade carne de vaca, metade de porco) com pão ralado, salsa picada e 2 ovos. Com as mãos limpas, forme bolinhas e coloque-as num prato de ir ao forno. Regue-as com um pouco de azeite e leve-as ao forno! Quando estiverem douradas por cima, vire-as para ficarem bem cozidas de ambos os lados. Enquanto isso, leve ao lume um tacho com molho de tomate caseiro; quando as almôndegas estiverem cozidas, acrescente-as ao molho e tempere com sal. Deixe cozer em lume brando durante alguns minutos para apurar. Não se esqueça da tampa da panela para evitar que a cozinha fique toda salpicada! Um último truque: acompanhe o prato com algumas batatas ou arroz e uma salada e terá, assim, uma única refeição completa!
  • Macarrão gratinado com atum e legumes: uma receita de massa muito mais rápida que a de canelones. É diferente, mas igualmente deliciosa. Comece por cozinhar o macarrão em água a ferver. Assim que a massa estiver cozida, reserve-a num escorredor. Lave e pique, muito finamente, vários legumes a seu gosto: pimento vermelho e verde, alho-francês, cebola, curgete, etc. Deite-os numa frigideira e leve-a a lume brando com um pouco de azeite. A seguir, adicione molho de tomate, tomilho, salsa picada e atum. Fora do lume, mas na frigideira ainda quente, acrescente o macarrão, misture bem todos os ingredientes e deite o preparado numa travessa de ir ao forno. Polvilhe com queijo ralado e, enquanto põe a mesa, leve o macarrão ao forno na função grill a 200 °C durante alguns minutos!
  • Bolo de legumes com batata: esta é uma receita muito original, ideal para não cozinhar os legumes sempre da mesma maneira! Comece por cortar uma batata em palitos muito finos. Faça o mesmo com legumes variados, como beringela, curgete, cebola ou tomate. Num recipiente próprio para micro-ondas, coloque alternadamente camadas de legumes, batatas, queijo ralado e presunto ou salmão fumado, consoante o sabor que desejar. O nosso segredo está em polvilhar a última camada do bolo com bastante queijo ralado, para depois levar a gratinar, e com orégãos. Nunca falha! Leve a cozer no micro-ondas durante cerca de 15 minutos (dependendo da potência) e, como se se tratasse de um bolo, espete um palito para verificar se está bem cozido. É de lamber os dedos!
Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Ah! E lembre-se que, para além de cozinhar com amor e alguma dedicação, a decoração final do prato é também muito importante. Assim, com um prato bem escolhido, uma mesa bonita e tiras de legumes para decorar, a apresentação será ainda melhor. E você, também reinventa alguma receita da sua mãe dando-lhe um toque de modernidade? Divirta-se!

Gostou deste artigo? Clique no "Gosto" ou deixe-nos o seu comentário!

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes