REINVENTAR AS LEGUMINOSAS

REINVENTAR AS LEGUMINOSAS

Para conseguir uma alimentação saudável, é essencial introduzir as leguminosas como prato principal várias vezes por semana. No entanto, para muitas pessoas, é difícil introduzir os legumes com esta frequência, porque às vezes não sabemos como combiná-los, e pode parecer monótono ingeri-los sempre sozinhos ou da mesma forma, etc. Pois bem, esteja atento porque hoje vamos dar-lhe a conhecer formas de reinventar as leguminosas!


As leguminosas são os alimentos de origem vegetal que fornecem maior quantidade de proteínas. São um pilar básico da nossa alimentação, e é por isso necessário voltar a consumir uma maior quantidade de legumes, pelo menos duas ou três vezes por semana.
Uma porção normal de legumes varia entre 60g-70g de legumes crus, o que equivale a um peso de entre 200g-250g quando cozidos. Sabendo tudo isso... vamos dar asas à imaginação!

Em primeiro lugar, para reinventar os legumes uma boa opção é ir variando e não escolher sempre a mesma variedade. O leque é muito amplo!:

  • Grão de bico: como ingrediente imprescindível de muitos cozidos e caçarolas, o grão de bico é um legume muito importante. Além disso, podemos ingerir o grão de bico sob a forma de húmus, já experimentou? O húmus ou creme de grão de bico é suave e delicioso... mesmo para quem não é fascinando por legumes! 
  • Lentilhas: caracterizam-se pelo seu tamanho pequeno e pela cor verde acastanhada. São deliciosas juntamente com várias verduras! Pode adicionar um pouco de cominho ao cozido para lhe dar um toque especial.
  • Soja: a soja fornece nem mais nem menos do que 30% de proteínas, o valor mais alto entre as leguminosas! Costuma ser de cor amarela clara ou verde e há mil formas de a introduzir na nossa alimentação.
  • Feijão: há diferentes tipos: preto, branco, vermelho (são os frijoles mexicanos), mungo (deste obtêm-se os rebentos de soja germinados que se vendem no supermercado)... Temos também o feijão verde, que vai tão bem acompanhado com batatas. Há para todos os gostos!
Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro
  • Ervilhas: as ervilhas são consumidas frescas entre a primavera e o meio do verão. Muito consumidas no nosso país são as ervilhas com presunto, uma combinação perfeita de proteínas (sem exagerar na quantidade de presunto) e um óptimo sabor!
  • Favas: Outra boa alternativa para consumir legumes! Podem ser consumidas secas ou frescas na primavera. As favas fornecem-nos, além de proteínas vegetais, uma boa dose de fibras e vitaminas do grupo B, como ácido fólico e niacina.
  •  

Não será por falta de variedade de leguminosas, certo? E podemos ingeri-los de várias formas:

  • Com cereais: os cereais complementam muito, e com o valor proteico das leguminosas, resulta numa combinação nutricional interessante. Por exemplo, lentilhas com arroz, grão de bico cozido com macarrão, etc.
  • Combinar a leguminosa com uma pequena quantidade (30-40g) de proteína de origem animal, como por exemplo bacalhau, atum, porco, etc. Também fornece uma boa dose de proteína completa. Agora que sabemos a quantidade de proteína fornecida por algumas leguminosas na nossa alimentação, verá que é fácil entender que algumas das combinações com este alimento não são equilibradas, apesar de serem frequentes na nossa sociedade, por exemplo, misturá-los com grandes quantidades de carne ou peixe excede a quantidade de proteína numa única refeição, e cozidos com alimentos ricos em gordura, como enchidos, dispara a quantidade de ingestão de calorias.
  • E o que acha de consumir leguminosas na salada? Há combinações que a vão surpreender!

Tenha em conta que as leguminosas são fundamentais para conseguir um equilíbrio entre proteínas animais e proteínas vegetais na nossa dieta, e para tal é necessário voltar a consumir uma maior quantidade de leguminosas. Variar o tipo de leguminosa e a combinação com outros alimentos faz-nos reinventar este alimento e ingeri-lo com mais facilidade!

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse ler também Salada de Salmão GrelhadoSaladas light: receitas saborosas

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.