RECEITAS FÁCEIS E ECONÓMICAS PARA PREPARAR NO FORNO

RECEITAS FÁCEIS E ECONÓMICAS PARA PREPARAR NO FORNO

A cozedura no forno não é das técnicas culinárias mais rápidas, lá isso é verdade, mas tem outras vantagens consideráveis: o calor seco e uniforme do forno sela a parte exterior do alimento, deixando os sucos no seu interior. De facto, as elevadas temperaturas que consegue atingir permitem a concentração de aromas e sabores no alimento.


Esta característica confere um sabor especial e uma textura rica, suculenta e saborosa aos pratos cozinhados no forno. Precisamente por esse motivo, a perda de nutrientes é reduzida, pelo que a cozedura no forno conserva melhor as vitaminas e minerais dos alimentos em questão.

Outra das vantagens é que os alimentos são cozinhados com menos gordura do que noutras técnicas, porque o forno dispensa a utilização de muito óleo ou azeite. Se optar por peças magras de carne, legumes e peixe, não serão necessários muitos temperos. Além disso, é uma técnica muito prática e simples.

Já reparou que para os pratos de forno deve pré-aquecer sempre o mesmo antes de usá-lo? Só desta forma conseguirá obter um cozinhado tão uniforme como é descrito.

E para obter resultados perfeitos é importante conhecer o seu próprio forno, já que a configuração correta do tempo e da temperatura necessária para cada cozinhado irá determinar o sucesso no resultado final do prato.

Por todos estes motivos, com esta forma de cozinhar, poderá preparar receitas leves, simples, saborosas, saudáveis, económicas e, por que não, muitas delas também rápidas. Vamos ver:

Para a maioria das receitas a cozedura vai ficar boa ligando as resistências de cima e de baixo, exceto se quiser gratinar, por exemplo. Tenha em conta que, se o seu forno for de convecção, tem um ventilador que faz circular o ar quente, o que faz com que a temperatura no interior do eletrodoméstico seja mais constante, a cozedura mais uniforme e rápida e os alimentos não fiquem tão secos porque o tempo de cozedura diminui.

Receitas simples para fazer no forno

Receita para o forno #1.-Salmão no forno com limão
A cozedura ao forno é muito versátil para peixe branco, como o tamboril ou o linguado (que apresentei na receita anterior). Mas esta técnica resulta especialmente bem com peixes azuis, como o salmão ou o atum, uma vez que o seu elevado teor de gorduras saudáveis para o coração faz com que o resultado final seja mais saboroso. Vai descobrir por si mesma se experimentar esta receita! Para cada filete de salmão vai precisar de 1 limão, 1 colher de sopa de azeite, uma pitada de sal e ervas aromáticas provençais. Enquanto o forno é pré-aquecido a cerca de 180 °C - 200 °C, limpe bem o filete de salmão das espinhas. Num tabuleiro de forno, coloque um fio de azeite e as ervas provençais, por cima coloque o filete de salmão e algumas rodelas de limão. E está pronto para ir ao forno durante 10 a 15 minutos (tenha atenção ao tempo para o peixe não ficar seco).

Receita para o forno #2.- Assado no forno em papelote
Vamos poder preparar assados no forno em papelote com peixe, hortaliças, carnes brancas, etc.: o papelote é uma técnica muito simples de preparar e com um resultado delicioso se for preparado no forno! Comece por envolver o alimento a cozinhar em papel de alumínio e feche bem o embrulho fazendo várias dobras. De seguida, leve ao forno e deixe cozinhar. Lembre-se de que, como o embrulho está praticamente fechado, o calor concentra-se e o vapor fará com que o alimento cozinhe no seu próprio suco. Quando achar que está macio, está para pronto a comer mas, cuidado, não se queime ao abrir o embrulho!

Receita para o forno #3.- Tarte de legumes
Uma receita para todos os gostos e que faço muitas vezes. Pode prepará-la com todos aqueles legumes “que tiver na despensa”: beringela, curgete, pimento, cogumelos, cebola… Como fonte de hidratos de carbono pode juntar também batatas como ingrediente e, se também juntar presunto ou salmão fumado (conforme prefira carne ou peixe), terá um prato principal equilibrado! A preparação é muito simples: lave bem todos os legumes e, se preferir, descasque-os. Corte-os todos em rodelas finas, assim como as batatas, de preferência com um cortador de legumes para ficarem bem finas. De seguida, num tabuleiro próprio para levar ao forno, coloque camadas de batatas, legumes e presunto ou salmão, pela ordem e quantidade que preferir! Leve ao forno previamente aquecido e deixe cozinhar durante cerca de 20 a 30 minutos (mais ou menos, dependendo da grossura em que tiverem sido cortados os ingredientes e do tamanho da superfície do tabuleiro). Quando os legumes estiverem macios tempere tudo com azeite extra virgem, um pouco de sal e pimenta preta q.b.. Por fim, saboreie!

Receita para o forno #4.- Batatas no forno
Para preparar esta receita vai precisar de batatas, azeite extra virgem, sal grosso e outras especiarias ou ervas aromáticas, como alecrim, tomilho ou pimentão doce. Se quiser fazer uns gomos de batata no forno terá de deixar ficar a casca, por isso comece por lavar bem as batatas por fora. Depois de bem lavadas, seque e corte em gomos grossos, deixando ficar a pele. Disponha num tabuleiro de forno, tempere com azeite, sal grosso e alecrim picado (ou a erva aromática que mais gostar). Leve a assar no forno, já quente, a cerca de 180 °C durante cerca de 20 minutos. O importante é estarem bem espalhadas para ficarem melhor assadas e, se possível, vire-as quando tiver passado metade do tempo.

Experimente todas as opções de receitas que pode fazer no forno! E, para a sobremesa, nada melhor do que um delicioso iogurte para terminar a refeição.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Pratos principais.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.