Purés: outra forma de comer vegetais

PURÉS: OUTRA FORMA DE COMER VEGETAIS

Embora seja verdade que à medida que envelhecemos percebemos a importância da alimentação relativamente à nossa saúde, quando somos mais novos dificilmente gostamos de vegetais. E o que não podemos negar é que os legumes nos fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes e que são, portanto, fundamentais para que estejamos bem de saúde.


Por vezes é difícil fazer com que as crianças e os adolescentes comam legumes, por isso o que podemos propor-lhes?

Uma solução para incluir os vegetais na alimentação das crianças e dos adolescentes é propor-lhos sob a forma de cremes e purés, o que nos permite incluir inúmeros legumes sem destacar forçosamente nenhum sabor em concreto, o que é um ponto positivo a nosso favor. Além disso, é muito fácil tendo um liquidificador à mão... e terá certamente um em casa.

Algumas de vós perguntar-se-ão "qual é a diferença entre um puré e um creme?". Bem, é simples, para se obter um creme deve acrescentar-se um produto lácteo, como leite, natas, queijo ou iogurte, para aligeirar a sua textura e torná-lo mais requintado. Por outro lado, o puré tem uma consistência mais espessa, mais densa.  Mas os ingredientes podem ser os mesmos.

Basta adicionar à nossa preparação verduras que, normalmente, não são muito apreciadas pelos mais novos, como, por exemplo, da família das brassicáceas, ou seja, a couve-flor, as couves de Bruxelas, o repolho, os brócolos, etc. Já os provou em puré? A verdade é que nem parece que estão ali! Propomos-vos uma receita cujos ingredientes são: batatas, alho francês, brócolos e curgete. É muito simples: basta cozê-los em pouca água, no final acrescenta-se azeite e sal e tritura-se. Voilà! Nunca pensou que fosse tão fácil, pois não? Outra opção é, por exemplo, puré de batatas com cebola e couve-flor. Com este “ingrediente secreto” damos um toque muito saboroso ao puré de batatas que, por vezes, fica um pouco sensaborão. E se lhe acrescentar um pouco de queijo, verá como irão adorar!

Outro destes alimentos que muitas vezes suscitam conflitos em casa são os espinafres e as acelgas; pode tentar acrescentar três ou quatro folhas no seu puré habitual, de maneira a suavizar o sabor. E já tentou adicionar tomate? Se, em seguida, o triturar com o passe-vite (ou, previamente, com um pouco de paciência, retirar as sementes), dará um toque de frescura ao seu puré.

Mas as crianças não torcem o nariz apenas aos vegetais, algumas delas também não acham muita graça às leguminosas. E porque não? As leguminosas também podem ser uma boa opção para fazer puré. Conhece o hummus de grão-de-bico? É uma fantástica opção para barrar em torradas ou como molho para acompanhar uns palitos de cenoura, como entrada ou ao lanche. Também obterá um puré delicioso com lentilhas.

E com frutos secos? As castanhas são um ingrediente que confere doçura às preparações. Por exemplo, descubra esta receita de cogumelos, à qual demos um toque para torná-la diferente.
Propomos-lhe também estas receitas para dar-lhe diversas ideias:

  • Creme de curgete
  • Creme de abóbora
  • Creme de hortaliça
  • Creme de cenoura
  • Creme de abóbora com cogumelos
  • Creme de cogumelos
  • Creme de cenouras com iogurte
  • Creme de ervilhas e espinafres com crocante de trigo-sarraceno

O que deve ter em conta é que não se deve obrigar as crianças a comer, ou seja, pode usar técnicas como as que aqui lhe propomos hoje no caso, por exemplo, de o seu filho não gostar de espinafres, mas, se comer outros legumes, não é uma situação alarmante.
Esperamos que coloque em prática todas estas deliciosíssimas receitas de cremes e purés.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre TIRINHAS DE SALMÃO EM COPO
 o Reinventar as leguminosas.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

anassor

anassor

Reportado

Eu fiz ujm creme de cenoura com alho e cebola escalfei um ovo e meti no meio do prato com salsa ou coentros picados, fica mt gostoso.

  • Reportar