PRATOS QUE AJUDAM AS SUAS DEFESAS

PRATOS QUE AJUDAM AS SUAS DEFESAS

Como todos sabemos, com a chegada do frio, algumas das nossas rotinas mudam, e fatores externos como as mudanças de temperatura ou não seguir uma dieta adequada podem fazer com que o sistema imunitário enfraqueça. Quais serão as chaves da dieta para evitá-lo?


Nas mudanças de estação, o corpo pode ressentir-se e ocasionar uma redução das defesas.
Há certos nutrientes que estão relacionados com o funcionamento normal do sistema imunitário, como as vitaminas A, C, D, B12, B9 e B6, e minerais como o cobre, o ferro, o selénio ou o zinco. Além disso, outros nutrientes, tais como a vitamina E o resto das do grupo B e os probióticos ajudam-nos a manter um estado de boa saúde geral.
Por conseguinte, o ideal será seguir alguns conselhos gerais e uma alimentação saudável (crianças e adultos!) para manter o sistema imunitário sem reduzir as defesas, neste período de inverno. E como é que podemos consegui-lo? Passamos a apresentar algumas ideias!

Creme de legumes verdes e laranja

Podemos preparar um creme que inclua espinafres, cenouras, couve-flor e batatas. Podemos também juntar um iogurte. Ainda que possa parecer que os ingredientes não lhes vão agradar, de certeza que em forma de creme quente irão comê-lo num instante. Este creme vai fornecer vitamina C, E, betacarotenos, selénio e cobre.

Ovos escalfados com estufado de legumes

Refogue os legumes (pimento verde, pimento vermelho e cebola, previamente cortados em cubos muito pequenos) e adicione tomate ralado para refogar também. À parte, prepare os ovos escalfados: corte um quadrado de película aderente (resistente ao calor) e coloque num copo pequeno (pode fazê-lo numa taça), a seguir, parta o ovo e coloque-o na película. Ate com um fio e coza numa panela com água a ferver durante 5 minutos. Passado esse tempo, tire-o da panela e retire a película, com cuidado para não se queimar. Sirva por cima de uma ou duas fatias de pão torradas, junte um pouco de queijo ralado e pronto, terá uma refeição equilibrada que ajuda a manter o sistema imunitário bem fortalecido.

Feijão com bacalhau, pimentão, cebola, nabo e tomate ralado

É muito simples, rale todos os legumes e, numa panela, cozinhe-os com um pouco de azeite. Quando estiverem quase cozidos, junte o bacalhau. Pouco tempo depois, adicione um copo de água, retifique o sal e deixe ferver durante 5 minutos. Adicione os legumes e, passados mais dois ou três minutos, terá o seu prato pronto. Vai-lhe fornecer ferro, zinco, selénio e cobre, como minerais, e as VITAMINAS E, A, C e algumas do grupo B.

Pizza com massa de couve-flor

Para elaborar este curioso prato que, certamente, irá fazer as delícias das crianças, comece por pré-aquecer o forno a 180 °C. A seguir, pique a couve-flor muito fina e cozinhe-a numa frigideira com um pouco de azeite durante 10 minutos. Quando estiver pronta, misture com um ovo batido e mozarela e retifique o sal. Num tabuleiro de forno, estenda a massa formando 'minipizzas' e leve ao forno durante cerca de 15-17 minutos, até alourar. Tire do forno, adicione uma colher de chá de molho de tomate, algumas tiras pequenas de peito de frango, mais um pouco de queijo e uma pitada de orégãos. Certamente que esta pizza, diferente, não os irá deixar indiferentes.

Rolinhos de lombo de porco com frutos secos

Faça um refogado (com muito pouco azeite) com cebola e tomate ralado ao qual, posteriormente, deverá juntar amêndoas e avelãs bem moídas (não será necessário cozer na totalidade). Depois de preparado, estenda uma fatia de lombo por cima do papel vegetal e coloque a mistura no meio. Enrole o lombo e ate com um fio (próprio para forno). É muito fácil cuidar das nossas defesas!

Espetadas de laranja, ananás e molho de frutos vermelhos

Também pode cuidar das suas defesas com uma deliciosa sobremesa! Numa espetada, coloque um cubo grande de ananás e um de laranja, sucessivamente até encher toda a espetada. Para fazer o molho de frutos vermelhos, pode cozê-los em lume brando com uma colher de sopa de açúcar e irão desfazer-se rapidamente. A seguir, coe e obtenha um molho cremoso. Deite com uma colher um fio de molho de frutos vermelhos por toda a espetada.

Nestes pratos, poderá encontrar os diferentes nutrientes que ajudam a manter o sistema imunitário equilibrado, mas não se esqueça que o mais importante é apresentar alimentos saudáveis e seguir uma dieta equilibrada, variada e suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo.
E lembre-se que também é importante agasalhar-se bem!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre 10 SANDUICHES NUTRITIVAS RÁPIDAS DE PREPARAR

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.