Receitas para desfrutar da Semana Santa

PRATOS ORIGINAIS PARA DESFRUTAR DA SEMANA SANTA

A Semana Santa é uma época repleta de tradições e costumes, culinários e de outros tipos, intimamente relacionados com a religião e que se vão repetindo ano após ano. Os costumes gastronómicos da Semana Santa são muito específicos, mas proponho-lhe duas receitas, com os mesmos ingredientes, que serão certamente diferentes das que faz todos os anos.


Com a Semana Santa a aproximar-se a passos largos, vamos ver algumas receitas originais para a ocasião. Aqui ficam duas opções, cortesia de Fairy, para desfrutar ao máximo destes dias, também com o paladar.

OMELETE DE BACALHAU

Por que não fazer uma omelete com bacalhau? Pode acrescentar-lhe também alguns legumes, como cebola, beringela ou cenoura, e obterá uma omelete fantástica com o bacalhau salgado desfiado que sobrou de outro prato mais elaborado nesta época. Pode também acompanhá-la com creme de grão-de-bico com pão, integrando assim leguminosas à sua refeição.

“TRINXAT” DE BACALHAU

Podemos chamar assim a este prato, pois é similar ao “trinxat” catalão, substituindo-se, porém, a couve pelo bacalhau. Como prepará-lo?

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Ingredientes: bacalhau, batatas, azeite, salsa, molho aioli (molho provençal à base de alho) e pimento vermelho.

Preparação: coloque as batatas, previamente descascadas e cortadas, numa panela com água a cozer. Assim que estiverem tenras, apague o lume e adicione o bacalhau (previamente descongelado no caso de tratar-se de bacalhau congelado). Deixe-o de molho durante cerca de 5 minutos e retire então ambos os ingredientes. Retire a pele do bacalhau e desfie-o em pedaços pequenos com a ajuda de um garfo. Condimente-o com o azeite, o molho aioli, a salsa picada e o pimento vermelho e está pronto a ser degustado barrado numa tosta de pão, como um canapé! Original e delicioso!

Como vê, a gastronomia da Semana Santa vai mais além da tradição dos Ovos da Páscoa. Espero que goste destas receitas! Convido-a a imaginar outras receitas com estes alimentos!

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse ler também Reinvente as receitas da sua mãe e Penne de salmão com nozes

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes