O ovo: um bom aliado para os seus músculos

O ovo: um bom aliado para os seus músculos

Sabia que o ovo é considerado o produto proteico por excelência? A proteína do ovo é a que a apresenta o valor biológico mais elevado, contendo todos os aminoácidos essenciais de que necessitamos; além disso, as proteínas são imprescindíveis para um crescimento saudável: são responsáveis por muitas atividades, desde o funcionamento do cérebro até ajudar a construir e reparar os músculos.


Hoje vamos explicar-lhe quais as propriedades nutricionais dos ovos e como devemos distribuir corretamente o seu consumo ao longo da semana.

Quando se fala de ovos, faz-se geralmente referência aos ovos de galinha, sendo que no caso de outras espécies animais dever-se-ia indicar o nome da espécie em questão como, por exemplo, ovo de codorniz. Além de que são consumidos ovos de vários tipos de aves e até mesmo de peixes! Só para dar alguns exemplos, podem consumir-se ovos de pata, ganso, perua, gaivota, codorniz, faisão ou avestruz. Quem saberia que existia tanta variedade…!

Sabia que o ovo é considerado o produto proteico por excelência? A proteína do ovo é a que a apresenta o valor biológico mais alto, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais de que uma pessoa necessita. Os aminoácidos constituem os componentes fundamentais que formam as proteínas. Além disso, os ovos fornecem vitaminas e minerais. À semelhança de outros alimentos ricos em proteínas, como a carne e o peixe, não contêm hidratos de carbono nem fibra. Também deve saber que a cor da casca, amarela ou branca, não afeta as características nutricionais do ovo.

O ovo é constituído por duas partes: a gema e a clara, que têm composições e valores nutritivos muito diferentes:

  • A gema fornece cerca de 16% de proteínas e concentra todo o teor de gordura e colesterol do ovo. Contém uma quantidade elevada de vitamina B12 e ferro, bem como, dependendo da alimentação das galinhas, de iodo. Fornece também vitaminas A e D.
  • Além disso, a clara contém uma alta percentagem de água e cerca de 11% de proteínas, e não contém colesterol nem praticamente nenhuma gordura, pelo que a clara é um alimento de origem animal sem colesterol!
Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Sabia que para verificar se um ovo é fresco basta mergulhá-lo em água e ver se flutua ou não? Se permanecer no fundo do recipiente é fresco! Um truque simples, mas útil!

As proteínas são imprescindíveis para um crescimento e desenvolvimento saudáveis. São responsáveis por muitas atividades, desde o funcionamento do cérebro até ajudar a construir e reparar os músculos. Como os seres humanos não dispõem de reservas de proteínas no seu organismo, é essencial fornecer-lhas na nossa dieta diária, sendo que o ideal consiste em fracionar a sua ingestão ao longo do dia! É por isso que lhe recomendo fracionar a ingestão dos alimentos ricos em proteínas nas diferentes refeições diárias, ou seja, dividir a ingestão de carne, peixe, legumes, ovos, etc.

No caso dos ovos, um adulto pode consumir 3 a 4 ovos por semana, sendo que também se pode utilizar a clara para enriquecer com proteínas alguns pratos.

Lembre-se que o ideal é seguir uma dieta variada e equilibrada e também tentar, tanto quanto possível, repartir o consumo de alimentos ricos em proteínas ao longo do dia! Entre eles, o ovo, um grande aliado para os nossos músculos e para a nossa saúde em geral.

Gostou deste artigo? Clique no "Gosto" ou deixe-nos o seu comentário!

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.