MOLHO DE TOMATE CASEIRO

MOLHO DE TOMATE CASEIRO

O molho de tomate é uma das receitas que servem de base a uma série de pratos como massas, arroz, lasanha, peixe, guisados, ovos, molho para pizza, recheios ou até mesmo para o gaspacho. Apesar de podermos prepará-lo durante todo o ano, é precisamente nos meses de verão que dispomos dos tomates de melhor qualidade: estão na sua melhor época.


Quer preparar um delicioso molho de tomate em casa? Vamos ver diferentes receitas para prepará-lo, 100% caseiro!

O tomate é considerado uma fruta-legume, uma vez que o seu teor de açúcares simples é superior ao de outros legumes, daí o seu sabor ligeiramente doce. Apesar disso, o principal componente do tomate é a água. Os tomates apresentam um elevado teor de carotenos, o licopeno é o mais abundante e é esse pigmento natural que confere ao tomate a cor vermelha que o caracteriza. Também nos fornecem fibras, minerais como o potássio e o fósforo e vitaminas, como as vitaminas antioxidantes C, E, provitamina A (os carotenos dos quais falamos anteriormente) e várias vitaminas do grupo B.

O tomate é um alimento muito refrescante que, devido ao seu delicioso sabor, faz parte da alimentação habitual de muitas famílias. Podemos consumir o tomate cru (em saladas por exemplo), cozido, num gaspacho, em sumo, numa sopa, frito e, como vamos ver a seguir, também em molho. Sugerimos-lhe as seguintes opções:

Receitas de molho de tomate natural

Molho de tomate fresco

Para preparar um molho de tomate fresco, os ingredientes são 1-2 cebolas, 1 kg de tomates frescos, algumas folhas de manjericão fresco, 4 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta. E como é que se prepara? Comece por refogar (um pouco) a cebola cortada em pedaços pequenos. Antes de a cebola ficar dourada, adicione o tomate sem pele e cortado em pedaços e deixe cozer em lume brando durante cerca de 10 minutos. Para terminar, tempere com sal e pimenta e adicione o manjericão fresco picado. Delicioso!

Molho de tomate rápido

Para esta receita, vai precisar de 1 colher de sopa de azeite, 1 dente de alho esmagado, 1 cebola finamente picada, 400 g de tomate triturado de lata, 1 colher de sopa de concentrado de tomate, 1 colher de sobremesa de orégãos secos, sal e pimenta. Em primeiro lugar, aqueça o azeite numa frigideira, de seguida adicione o alho e a cebola e refogue estes ingredientes durante cerca de 5 ou 6 minutos, ou até ficarem macios. Adicione os restantes ingredientes e tempere a gosto com sal e pimenta. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos ou até a mistura ficar ligeiramente reduzida. Outra opção é usar tomate fresco pelado e cortado em pedaços pequenos, o que confere uma textura diferente.

Receita de molho de tomate aromático

Para esta receita vai precisar de 1 kg de tomates frescos, 1 cebola, 1 folha de louro, azeite, sal e pimenta. Para começar coloque azeite no fundo de um tacho e refogue a cebola cortada em pedaços pequenos. Nesse caso, terá de ficar bem dourada para aromatizar o molho. Quando a cebola estiver dourada adicione o tomate (pelado e cortado em pedaços), a folha de louro e o sal. Deixe cozinhar em lume médio durante algum tempo (pelo menos durante 20 a 30 minutos) e, perto do final da cozedura, adicione a pimenta, o azeite e, se desejar, um pouco de açúcar. No final, triture e, se preferir, passe pelo passevite. Em alternativa, pode colocar um pouco de vinho tinto, orégãos, dentes de alho, azeitonas, pimentos, aipo, natas ou cenoura.

O que é que lhe parecem estas ideias de receitas de molho de tomate? Não se esqueça que um molho caseiro como estes pode ser guardado num frasco e conservado no frigorífico durante uma semana, no máximo.

Também pode utilizar concentrado de tomate, apesar de ter um sabor muito forte e talvez seja melhor diluí-lo primeiro num pouco de água. Se estiver mais habituado(a) aos molhos de tomate de compra, o molho caseiro irá surpreendê-lo(a)! Experimente e utilize-o em todos os seus pratos!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais Sobremesas.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.