MENU FÁCIL PARA A PRIMAVERA

MENU FÁCIL PARA A PRIMAVERA

Sabe quais são os benefícios dos alimentos desta época? Por um lado, o seu teor específico de vitaminas, minerais e outros nutrientes, que se adapta melhor às necessidades desta época do ano.


Chegou a primavera e, com ela, novos produtos da época com os quais podemos preparar deliciosos menus.

Por exemplo, as frutas e legumes da primavera/verão são mais ricos em água do que os de outono/inverno, pois também precisamos de nos hidratar mais devido às altas temperaturas. Por outro lado, outra vantagem é o seu preço, pois ao serem mais abundantes nestes meses são também, geralmente, mais económicos.

E quais são os principais legumes e hortaliças da primavera? São, sobretudo, a acelga, o alho, o alho tenro, a beringela, a curgete, a alcachofra, a cebola, o pepino, a couve, a couve-flor, os agriões, a alface, o nabo, os espargos, os espinafres, o feijão-verde, a cenoura, o pimento, as ervilhas, os rabanetes, a beterraba e as favas.

Quanto às frutas da época primaveril encontramos o damasco, o abacate, a cereja, o limão, o melão, a nectarina, a nêspera, o pêssego, a ameixa, a melancia, a laranja, a framboesa, a groselha e o morango.

Agora que já sabe quais são as frutas e legumes desta época, que pratos de primavera pode introduzir no seu menu diário?
Lembre-se que cada almoço e cada jantar, ainda que este último seja mais leve, devem ter a mesma estrutura para que sejam equilibrados. Há que incluir:

  • Hidratos de carbono complexos que pode encontrar em alimentos como o arroz, a massa, a batata, o pão, o cuscuz ou outros cereais. Prefira também os cereais integrais que são os cereais que preservam todas as partes do grão completo.
  •  Proteínas: combine as proteínas vegetais, como as dos legumes, frutos secos ou cereais, às proteínas animais, que podem ser de peixe, marisco, carne ou ovos. Hoje em dia, encontra-se quase todas as espécies de peixes e mariscos durante todo o ano, mas, na realidade, os mais abundantes agora na primavera são as enguias, as anchovas, o arenque, o atum, as amêijoas, os lagostins, o berbigão, o robalo, a pescadinha, o verdinho, o mexilhão, as ostras e o polvo. E, de carnes da época, temos, sobretudo, o novilho, o coelho, o leitão, o frango, o porco, a vitela e o cabrito.
  • Um prato grande de legumes e hortaliças, que pode ser servido como salada, ou legumes cozidos (no forno, ao vapor, em creme, cozidos em água, salteados, etc.). Recomendamos-lhe que dê prioridade aos legumes da época mencionados anteriormente.

Como pode ver, nesta linda época do ano não só pode desfrutar do bom tempo e das bonitas paisagens, mas também pode dar um toque de cor primaveril aos seus pratos! Desfrute de tudo isto!

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse ler também Reinventar as leguminosas e Receitas com Danio.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes