MADALENAS DE IOGURTE

MADALENAS DE IOGURTE

As madalenas ou queques são uma receita tradicional. Segundo se conta, em Espanha, tiveram a sua origem nas peregrinações ao Caminho de Santiago onde uma rapariga chamada Madalena oferecia estes bolinhos em forma de concha aos peregrinos. Hoje em dia, encontramos as mais variadas opções muito parecidas com as madalenas, embora sempre fiéis à receita das madalenas tradicionais. Encontramos também outras versões que incluem o iogurte na lista de ingredientes. Passamos a apresentar as seguintes opções!


As madalenas são ótimas! Existe uma enorme variedade de receitas deliciosas. Vamos apresentar algumas.

Madalenas de avelã e iogurte

Os ingredientes necessários são 115 g de iogurte natural (um pouco menos de um copo), 115 g de farinha, 100 g de açúcar, 25 g de avelãs, 5 g de farinha de milho, 5 g de fermento e 1 colher de chá de essência de baunilha. Para começar a prepará-las pré-aqueça o forno a 180ºC e num tabuleiro rígido coloque formas de papel (e se forem formas decoradas as madalenas ficarão ainda mais bonitas!). A seguir, misture de forma homogénea o iogurte com as farinhas peneiradas, o açúcar, os ovos ligeiramente batidos, a essência de baunilha e adicione as avelãs picadas. Encha as formas até ¾ da sua capacidade e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.

Madalenas de mirtilos.

São necessários 225 g de farinha, 3 colheres de sopa de azeite, 3 claras de ovo, 115 g de açúcar, 1 Activia natural ou de frutos vermelhos, 100 g de mirtilos frescos, 1 colher de chá de baunilha, 1 colher de chá de pimenta doce (ou da Jamaica) 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e ¼ colher de chá de sal. Comece por pré-aquecer o forno a 190ºC e, tal como na receita anterior, coloque as formas de papel dentro de um tabuleiro rígido. Peneire a farinha, o bicarbonato, o sal e metade da pimenta numa taça grande. Junte metade do açúcar e misture até obter um preparado homogéneo. Numa outra taça, bata as claras e adicione o azeite, o iogurte e a baunilha misturando muito bem. Acrescente a farinha. Lave bem os mirtilos, envolva-os ligeiramente em farinha (para não afundarem na massa da madalena) e junte-os à mistura anterior. Distribua a massa pelas formas. Com o açúcar e a pimenta que reservou faça uma mistura e polvilhe por cima das madalenas. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

Madalenas de chocolate e nozes.

Os ingredientes necessários são 4 ovos, 1 iogurte Vitalinea natural (o copo do iogurte vai servir de “medida” para os ingredientes seguintes), 1 medida de óleo de girassol, 2 medidas de açúcar, 3 medidas de farinha de trigo, 1 carteira de fermento, 2 colheres de sopa de cacau puro, 2 punhados de nozes e raspa de limão. Comece por aquecer o forno a 180°C. De seguida, bata os ovos, adicione o iogurte e misture bem. Adicione o óleo e o açúcar e misture muito bem, certificando-se que o açúcar fica bem dissolvido. Aos poucos, adicione a farinha misturando-a muito bem com o resto da massa. Adicione as colheres de chocolate, as nozes picadas e a raspa de limão. Encha as formas e leve ao forno durante cerca de 15-20 minutos.

Madalenas recheadas com compota de morango.

Vamos precisar de 4 ovos, 1 iogurte Vitalinea natural (o copo do iogurte vai servir de “medida” para os ingredientes seguintes), 1 medida de óleo de girassol, 2 medidas de açúcar, 3 medidas de farinha de trigo, 1 carteira de fermento e raspa de limão. Siga os mesmos passos da receita anterior até à fase que antecede a incorporação do chocolate. Divida a massa pelas formas e adicione, a cada uma delas, uma colher de chá de compota de morango. Se desejar, quando retirar do forno pode polvilhar com um pouco de açúcar em pó.

Umas madalenas diferentes: Madalenas de courgette e atum.

Os ingredientes são 180 g de atum em azeite, 400 g de courgette, 150 g de queijo mozzarella ralado, 250 g de farinha, ½ colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 carteira de fermento em pó, 1 pitada de sal, 1 pitada de alecrim picado, 1 ovo, 6 colheres de sopa de azeite e 2 copos de iogurte natural. Para começar, aqueça o forno a 180°C. Escorra o atum. Lave e descasque a courgette ralando-a de forma grosseira. Numa taça grande, misture os ingredientes sólidos: a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o alecrim. Noutra taça, bata os ingredientes "líquidos”: o ovo, o azeite e o iogurte; a esta mistura adicione o atum e a courgette. Junte as duas misturas e adicione o queijo ralado, misturando bem, mas sem bater demasiado. Distribua a massa pelas formas e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

Para saber se estão bem cozidas recomendamos que pique as madalenas com um palito. Além disso, não se esqueça de deixá-las arrefecer! Cair na tentação é muito fácil, mas se não estiver com atenção, também é fácil que se queime.
E agora, ficou com vontade de experimentar estas receitas de madalenas com iogurte? As madalenas são definitivamente uma receita ótima!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais Sobremesas.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes