GASPACHO: FONTE DE VITAMINAS

GASPACHO: FONTE DE VITAMINAS

O gaspacho é uma receita fantástica, muito nutritiva, típica da cozinha espanhola. Trata-se efetivamente de um prato de origem espanhola, no entanto, devido à sua aceitação expandiu-se rapidamente por muitas outras partes do mundo. Existem tantos gaspachos quantas regiões existem em Espanha, por isso não existe apenas uma receita de gaspacho.


Documento sin título

O que poderia ser melhor do que um gaspacho saboroso e refrescante para os dias mais quentes da época de verão! Vai ver que é muito saudável!

Apesar disso, os seus ingredientes básicos são o azeite, o vinagre e, principalmente, os legumes: tomates, pepinos, pimentos, cebolas e alho. E já experimentou o quanto fica bom quando também se adiciona outro tipo de ingredientes, como o abacate, morangos, melancia, melão ou framboesas? Podemos ir experimentando até encontrarmos a nossa receita preferida!

Com todos estes ingredientes, prepara-se uma extraordinária sopa fria de grande valor nutricional, pois um gaspacho contém uma grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes.

O gaspacho é preparado com uma grande quantidade de legumes crus, pelo que conserva muito bem todos os seus nutrientes. É por isso pode fornecer vitamina C, provitamina A ou betacaroteno e vitamina E; vários minerais, como o potássio, fibras, água e muitas outras substâncias, como por exemplo, o licopeno, o pigmento que dá a característica cor vermelha ao tomate. É precisamente devido a este pigmento, que a cor de um gaspacho pode ir desde o alaranjado claro ao vermelho mais escuro, conforme sejam usados tomates mais ou menos maduros, com mais ou menos teor deste pigmento natural.

O resultado é um sabor extraordinário e uma grande fonte de vitaminas!

Além disso, algumas vitaminas presentes no gaspacho podem ser benéficas para a nossa pele. É fantástico porque nos vai ajudar a prepará-la para a chegada do verão, os meses em que há maior incidência de raios solares e temos que ter mais cuidados com a pele. Desta forma, já nos estamos a preparar para quando apanharmos sol!

Podemos consumir o gaspacho de várias maneiras, por exemplo num copo, como se fosse uma bebida tipo sumo, ou numa taça como uma sopa fria, com a ajuda de uma colher, e podemos adicionar uns bocadinhos de pão tostado ou legumes em pedaços pequenos.

Na verdade, podemos preparar gaspacho durante todo o ano mas é na primavera e no verão, durante os meses mais quentes de ano, que mais nos apetece e nos refresca esta deliciosa sopa fria. Certo?

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Tirinhas de salmâo em copo o Faça a sua própria massa caseira.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

maria82

maria82

Reportado

Receita muito agradável e fácil de fazer. Adoro.

  • Reportar