Fazer compotas fresquinhas

Fazer compotas fresquinhas

Pode parecer loucura mas não é! A chegada da primavera e do verão (que está quase aí) é a altura ideal para fazer compotas.


Começam a aparecer os pêssegos, as cerejas, os morangos, as ameixas, os alperces e todas as frutas doces, coloridas e maravilhosas que o bom tempo nos traz.

Para quem tem árvores de fruto não podia ser melhor. Há que aproveitar a fruta madura para colocar as mãos na massa e começar a fazer compotas.

Pouca coisa é necessária: fruta madura a gosto, açúcar, e alguns “aromatizantes” como a casca de limão ou laranja, pau de canela ou outras especiarias, hortelã ou outra erva a gosto, ou até vagem de baunilha.

Depois é levar tudo ao lume, vagarosamente, mexendo de vez em quando até ficarmos com uma compota deliciosa que nos ajuda a prolongar o verão.

Devemos depois guardar a compota em frascos devidamente esterilizados e bem fechados, rotular bem e decorar os frascos para oferecer no Natal, ou nos aniversários dos amigos.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Se não tem árvores de fruto, não é por isso que vai deixar de fazer compotas. Aproveite para comprar a fruta quando está na época e quando é mais barata. Muitas vezes em feiras e mercados poderá comprar frutas mais em conta por já estar demasiado madura e por vezes um pouco tocada. Mas como é para fazer compotas, esse não é um problema uma vez que terá que a preparar toda antes de começar.

Seja qual for a fruta que tenha disponível, fazer compotas faz parte do verão. Eu gosto de as preparar à medida que as frutas vão aparecendo cá em casa – quer seja a fruta que vem de casa dos avós, quer seja aquela que eu aproveito para comprar.

Por aqui já foi feita uma deliciosa compota de morango e baunilha que está guardada para os cabazes de Natal, e esperam-se agora os pêssegos e as ameixas dos avós para continuar a época das compotas!

Desafio quem nunca fez compotas caseiras a aventurar-se este ano!

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Adoro compotas, em qualquer altura do ano. Sugiro que adicionem frutos secos e acompanhem com queijo... hum... que delecia:)

  • Reportar
SMSLAR

SMSLAR

Reportado

em tempo de crise é mais uma opção económica e saborosa

  • Reportar