FAST FOOD: COMO FAZÊ-LA EM CASA

FAST FOOD: COMO FAZÊ-LA EM CASA

Fast food é comida que se prepara no momento em que se vai consumir, num instante, e que também não requer talheres para a comer. Certamente já foi a um restaurante de fast food, mas se a preparar em casa pode fazê-la de forma muito mais saudável.


Hoje vamos explicar o que é conhecido como fast food e também vamos ver como a pode cozinhar em casa para a tornar mais saudável.

Há uma infinidade de opções de fast food! Por exemplo, alguns hambúrgueres feitos por nós em casa seriam uma boa escolha.

Outra receita de fast food por excelência é a piza, que como sabe é tradicional de Itália e que, desde tempos longínquos, tem modificado as suas variedades, pois permite a utilização de muitos ingredientes, ao gosto do consumidor! Basta untar a base com um pouco de molho de tomate e, em seguida, adicionar os ingredientes que mais lhe agradam ou que lhe apeteça nesse momento, e finalmente polvilhar com um pouco de queijo, ou não. Pode prepará-la com legumes e frango ou peru, carne estilo bolonhesa, presunto e atum, rúcula ou espinafres e salmão; tudo isto são apenas sugestões porque, como já dissemos a lista de ingredientes é infinita e ao seu gosto. Propomos que experimente colocar um ovo batido por cima dos restantes ingredientes, fica delicioso.

Deixamos a receita para preparar a massa ou base, que fornece hidratos de carbono complexos, graças à farinha (que pode ser de trigo ou outros cereais), tão importante na nossa dieta diária. Também será preparada com azeite, uma gordura com alto teor nutritivo. Os ingredientes que precisa são:

  • 200 ml de água
  • 300 g de farinha
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 pacote de fermento de padeiro seco ou 20g de fermento fresco
  • 3 colheres de sopa de azeite virgem extra

Para a elaborar deve seguir estes passos:

Coloque água morna (a cerca de 37 °C) num recipiente largo e dissolva o fermento. Coloque azeite e sal e mexa bem. Vá adicionando a farinha pouco a pouco até obter uma massa que se desprende das paredes do recipiente. Amasse durante cerca de 10 minutos numa mesa, colocando uma pitada de farinha por cima para que a massa não pegue. Coloque-a novamente no recipiente e cubra-a com um pano húmido até duplicar de tamanho, mais ou menos. Estenda a massa a gosto. Recomendamos fazer em maior quantidade e congelar sob a forma de bolas para que, quando lhe apetecer uma piza, ter simplesmente de descongelar a massa e colocar mãos à obra.

Também podemos considerar as sanduíches como fast food. Eu acho que todos sabemos como prepará-las, por isso sugerimos algumas das mais clássicas de outros países: de tortilha de batata (com ou sem cebola), de lulas, de atum com tomate e azeitonas, de lombo com queijo, de salsicha, de salsichão com queijo, de legumes com ovo e maionese, entre muitas outras alternativas.

Uma inovação nas sanduíches, muito presente hoje em dia, são as sanduíches feitas com pão de forma, onde podem ser utilizados os mesmos ingredientes. E se sobrou pão do dia anterior? Em vez de o deitar fora, pode preparar uns paninis ou crostini, que são como uma piza, mas com a base de pão; como sabe, coloca-se o tomate, os ingredientes escolhidos e vão ao forno durante 3 a 5 minutos. Os paninis são feitos com pedaços de pão maiores (como uma sanduíche partida ao meio) e os crostini com fatias.

E não poderia deixar de referir os nuggets de frango, de preparação muito simples. Precisa de 2 peitos de frango, 175 g de queijo creme e uma pitada de sal. Para a cobertura: 2 ovos, 4 colheres de sopa de farinha de trigo (ou outros cereais), 4 colheres de sopa de pão ralado e muito óleo para fritar. A preparação começa por picar, com uma picadora, os peitos de frango até formar uma pasta. Misture-os com o queijo até obter uma pasta homogénea, retifique de sal e faça pequenas bolas. Para as cobrir, passe por farinha, ovo batido e pão ralado. É importante que o óleo esteja a uma temperatura média, para que cozinhem tanto pode dentro como por fora. Alternativamente, pode preparar os nuggets da seguinte forma: corte os peitos de frango às tiras não muito grossas, passe-as por farinha e ovo e, finalmente, em vez de pão ralado, use uma mistura de frutos secos e sementes de sésamo moídos (recomendamos as nozes e as avelãs). Simplesmente delicioso!

Agora que tem tantas propostas, só tem que pôr em prática as que mais lhe agradam.

Delicie-se!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Menu fácil para a primavera o Prepare-se para a gravidez.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

valesca

valesca

Reportado

eu fiz essa massa,ficou maravilhosa,crocante e bem saborosa!

  • Reportar