ENSINE OS SEUS FILHOS A COMER DE TUDO

ENSINE OS SEUS FILHOS A COMER DE TUDO

Para começar, lembre-se de que as decisões importantes sobre o estilo de vida, que determinam a saúde dos adultos, são tomadas durante a infância e a adolescência, por isso é vital orientar os pequenos para que adotem hábitos saudáveis. Pois bem! A alimentação é um dos pilares fundamentais.


Olá, mamãs e papás! Para seguir uma dieta equilibrada e variada é importante comer de tudo. De facto, comer de tudo é fundamental para ter uma dieta saudável. Isto é ainda mais importante para as crianças porque estão em fase de crescimento.

Quando são muito pequenas, e passado o período de amamentação exclusiva, ou seja, a partir dos 6 meses de idade, é muito importante introduzir corretamente os alimentos. É o chamado período de alimentação complementar ou Beikost.

Sabemos que é normal que o nosso filho coma pouco na primeira exposição a um alimento novo para ele, mas é preciso ter paciência! Na maior parte dos casos são precisas entre oito e dez exposições a este produto novo para que a criança acabe por gostar. Além disso, uma boa apresentação dos pratos durante a primeira infância é básica para facilitar que o vosso filho vá experimentando todos os alimentos.

Forçar os nossos filhos a comer é totalmente desaconselhável, pois isso pode gerar resistências e aversões, inclusive já foi comprovado que pode promover o desenvolvimento da obesidade no futuro adulto. Portanto, é importante não "obrigar" o nosso filho a comer. Ou seja, se ele virar a cabeça ou colocar a sua mão entre a comida e a boca é porque não tem mais fome. É aconselhável aprender a respeitar os sinais de fome e de saciedade do bebé, bem como os seus gostos e preferências, e ir gradualmente aumentando a variedade de texturas, sabores e aromas na sua dieta. Isso de “entreter a criança para que coma ou brincar com a comida” também não é melhor.
Ao introduzir novos alimentos, a progressão é importante, ou seja, fazê-lo lentamente para verificar a tolerância do bebé.

E lembrem-se do mais importante: os pais devem dar o exemplo. Isto é imprescindível! As crianças preferem os alimentos valorizados pelos seus pais, e assim é mais fácil que rejeitem aqueles alimentos que não são consumidos em casa ou na escola. Para evitar que ocorram e apareçam aversões alimentares, devemos comer um pouco de tudo em casa e, no momento das refeições, criar um ambiente positivo e agradável. E já sabem, família: alegria, carinho e amor também ao comerem todos juntos!

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

O que lhes parece, papás e mamãs? Da mesma forma, devemos tentar promover a autonomia do bebé à mesa, sem mencionar que os momentos em que os nossos filhos se alimentam são períodos de aprendizagem e amor: o mais aconselhável é falar com o nosso filho enquanto este come e estar atento a ele enquanto comemos com o resto da família. Que a criança toque na comida com as mãos, se assim o quiser, sinta o cheiro do alimento, o manipule, etc., é bom sinal porque significa que está a entrar em contacto com o alimento para o aceitar.
Aos poucos, a criança tem de aprender a mastigar para fortalecer os dentes, para apreciar a comida e para se acostumar a todos os alimentos novos.
Quando o nosso bebé já é um pouco maior, para ter uma alimentação saudável o melhor é fazê-lo participar na preparação dos alimentos. Por exemplo, com estas receitas fáceis para os mais pequenos  (http://www.alimentasorrisos.pt/pt/atualidade/poupar/receitas-faceis-pequenos.html).
É importante que o nosso filho aprenda desde pequeno a comer qualquer coisa e, em especial, é preciso ter em conta o seguinte:

  • Selecionar de preferência cereais integrais (fornecem mais nutrientes), consumir cinco porções de fruta e verduras, consumir legumes várias vezes por semana, beber cerca de oito copos de água por dia, comer frutos secos, fazer 5 refeições por dia como os adultos, combinar as refeições com as refeições da escola para que tenham uma dieta variada, etc.
  • Tenha em conta que alguns alimentos são de consumo ocasional: gelados, doces, refrigerantes e bebidas com açúcar, bolos, batatas fritas, bolachas, etc.

Estamos na idade de criar bons hábitos e, entre esses hábitos, um dos objetivos será que os nossos filhos comam bem e de tudo. Isso será fundamental para que gozem de uma boa saúde no presente e no futuro.
Um abraço à família!

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse ler também Reinvente as receitas da sua mãeMolho de tomate caseiro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.