Dicas para escolher a melhor fruta

DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR FRUTA

Muitas vezes, quando estamos no supermercado ou no mercado, quando se trata de comprar fruta, coloca-se a seguinte questão: Será que a fruta que vou comprar está no ponto? Ou, até mesmo, o seguinte dilema: levo este melão ou aquele? Certamente que já vos aconteceu várias vezes, e em algumas delas terão feito a escolha acertada e noutras não.


Por vezes, é complicado acertar quando se trata de escolher fruta. Que pistas é que nos ajudam a escolher a melhor? Para que tal não volte a acontecer e escolha sempre bem, sugerimos que comece a colocar em prática as seguintes dicas para identificar a melhor fruta que tem à sua disposição.
Principalmente e, de um modo geral, temos que nos concentrar em três aspetos fundamentais:

  • A textura. A fruta deve apresentar uma pele lisa e sem amolgadelas, uma pele enrugada é sinal de secura. Como é evidente, é importante que não apresentem partes escuras, pois é sinal de que estão a passar do ponto.
  • A cor. O ideal é que apresentem cores vivas e brilhantes, as próprias de cada fruta. Que apresentem uniformidade em toda a superfície.
  • O cheiro. O cheiro deve ser suave e caraterístico da fruta, sendo sinal de que se encontra bem no ponto. Devemos certificar-nos de que não cheira a humidade, já que significa que rapidamente ficará estragada.

Se, por exemplo, comprarmos uma embalagem com várias peças, temos de verificar se alguma das peças se encontra estragada, pois isto fará com que as restantes acabem também por ficar estragadas.

Deixamos aqui alguns truques para a fruta da época, pelo que, a partir de agora, poderá colocar em prática os conselhos dados em relação à fruta de verão:

  • Pêssego e damasco: A pele deverá apresentar uma cor uniforme e estar bem firme, apesar de um pouco mole ao toque. Repare também no cheiro que apresentam.
  • Ananás: Deve ter uma casca firme e não macia, já que este é um indicador de que deverá estar madura demais, ou até mesmo, passada do ponto. Também podemos cheirá-lo, o ananás, quando está no ponto, apresenta um cheiro suave e doce.
  • Melancia: Um truque para identificar uma melancia no ponto é ouvir um som “oco” ao dar algumas pancadinhas. Além disso, se a parte que tiver estado em contacto com o solo for de cor amarela creme, é indicativo de que amadureceu na planta.
  • Ameixas: As ameixas pretas deverão apresentar uma cor roxa intensa e a pele muito firme. Se estiverem algo moles ao toque, se for demasiado, é provável que estejam maduras demais.
  • Melão: O cheiro e o peso são a chave. Um cheiro suave e doce indica o ponto certo de maturação. Se estiver muito pesado, também é bom sinal, uma vez que tem mais polpa e está bem mais suculento.

Não se esqueça de que deve comer três peças de fruta por dia, logo, poderá usar estes truques para adquirir as melhores peças que vai comer todos os dias. E se for fruta da época ainda melhor!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Tentadora tarte de macâ o Descubra as propriedades dos mirtilos.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Casa Margarida