Dicas para comer bem fora de casa

DICAS PARA COMER BEM FORA DE CASA

Quando comemos fora de casa, num restaurante, por exemplo, gostamos de comer bem, de desfrutar o que pedimos e de saborear ao máximo o menu. Sobretudo porque pensa “por uma vez que não tive de cozinhar...”, não é verdade? Mas isso não significa que possa negligenciar a sua alimentação.


Acontece-lhe muitas vezes ter de comer fora de casa? Hoje, damos alguns conselhos para comer de forma equilibrada quando sai.

Lembre-se que uma dieta saudável é algo que só se consegue comendo de forma equilibrada todos os dias!
Por isso, partilhamos algumas dicas para poder comer de forma saudável mesmo quando come fora de casa.
Mas, antes de mais, convém recordarmos as bases da pirâmide de uma alimentação saudável. Olhando de baixo para cima, a pirâmide lembra-nos que na base da nossa alimentação estão os alimentos ricos em hidratos de carbono complexos (pão, cereais integrais, arroz, massa, batatas e leguminosas) e as frutas e verduras. Além disso, também encontramos aí outros alimentos de consumo diário, como o leite e os seus derivados (iogurte, queijo, etc.) e os produtos que nos fornecem proteínas (leguminosas, peixe, carne, marisco e ovos).
Contrariamente a estes alimentos, não são de consumo diário as carnes gordas, os enchidos, os refrigerantes, os gelados, os doces, os rebuçados e outros alimentos com um alto teor em gorduras ou açúcares. Por conseguinte, deve estar consciente de quais os alimentos que devem consumir-se apenas ocasionalmente e não pedi-los em diversas ocasiões.
Recomendo-lhe o seguinte:

  • Colocar em prática a pirâmide da alimentação saudável: ou seja, pedir sempre uma combinação de um ou dois pratos que lhe forneçam hidratos de carbono complexos, proteínas e verduras. Isto pode traduzir-se, por exemplo, numa entrada à base de massa com cogumelos e num prato principal com bacalhau, acompanhado por uma salada mista. Da mesma forma, não será aconselhável pedir (embora isso aconteça muitas vezes) uma entrada à base de peixe e um prato principal à base de carne, ou inversamente, pois, caso contrário, ultrapassará a dose de proteínas recomendada e, além disso, faltar-lhe-ão as doses de legumes e de hidratos de carbono.
  • Não abusar de produtos de consumo ocasional: pode pedir qualquer tipo de produto de consumo ocasional se lhe apetecer, desde que não o faça repetidamente. É preferível não pedir sempre um prato à base de carne vermelha, como, por exemplo, vitela, mas sim privilegiar o consumo de carne branca, leguminosas, ovos ou peixe; não escolha com frequência pratos à base de fritos ou com molhos fortes...
  • Para beber... água!: a água é, sem dúvida alguma, a escolha mais saudável. Se tem por hábito pedir vinho, lembre-se que é recomendado que as mulheres bebam, no máximo, meio copo de vinho por dia e os homens um copo. E convém não abusar de refrigerantes açucarados, mesmo que seja na sua versão light, pelo que é preferível optar por água!
  • Para acompanhar, pão, de preferência integral: lembre-se que o pão integral lhe proporciona mais fibras, vitaminas e minerais do que o pão branco ou refinado.
  • Faça um pequeno apanhado mental do que comeu nos últimos dias: isso ajudá-la-á a variar a sua alimentação. Claro que, às vezes, se vê obrigada a escolher o que mais lhe apetece naquele momento, mas recomendo-lhe que também tenha isso em conta...
  • De sobremesa: iogurte ou fruta. Estes deveriam ser, quase sempre, as suas sobremesas de eleição, devendo reservar as outras sobremesas, como outros produtos lácteos, sumos, bolos, etc., para ocasiões casuais.
  • Ah! E, finalmente, deve controlar o que come a seguir. Não vale a pena fazer uma escolha mais saudável e, logo a seguir, pedir grandes quantidades de café ou um digestivo para terminar a refeição.

O que acha?
Se tiver em conta estas recomendações simples, conseguirá uma dieta equilibrada, além de desfrutar de uma refeição fora de casa. Um duplo benefício! Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse ler também ENSINE OS SEUS FILHOS A COMER DE TUDO e ORGANIZE OS ALIMENTOS NO SEU FRIGORÍFICO

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes