DESCUBRA TODA A VERDADE SOBRE O CHOCOLATE E DESFRUTE

DESCUBRA TODA A VERDADE SOBRE O CHOCOLATE E DESFRUTE

Neste artigo, vamos mostrar-lhe que pode viver com o chocolate! Esqueça as três horas passadas no ginásio por comer um pouco. Vamos revelar alguns dos segredos deste prazer gastronómico.


Evita comprar chocolate? Passa longe de onde está guardado? Descubra toda a verdade sobre o chocolate e comece a desfrutar dele!

A principal característica que tem o chocolate é que nos produz uma sensação de bem-estar, graças às suas propriedades euforizantes e estimulantes. Este alimento contém alguma substância que atua no cérebro desencadeando um estado de euforia e de bem-estar emocional. É por isso que gostamos tanto de comer chocolate!

Para além disso, contém mais de 30 componentes antioxidantes (flavonoides), que ajudam a neutralizar a acção dos radicais livres, responsáveis pela oxidação celular e o envelhecimento dos tecidos. Estas substâncias antioxidantes podem ajudar a melhorar a saúde, especialmente a do sistema cardiovascular.

Também tem que saber que os diferentes tipos de chocolate têm efeitos distintos no organismo. O chocolate preto é o que tem maior quantidade de antioxidantes, fibra, ferro, magnésio, zinco e selénio, todos eles benéficos para o organismo; enquanto o chocolate com leite ou o chocolate preto com açúcares adicionados nos fornecem menores quantidades destes nutrientes.
Então podemos comer tanto chocolate preto quanto queiramos? De certeza que sabe a resposta! O chocolate também contém substâncias menos benéficas para o organismo, pelo que deve evitar consumi-lo em excesso. Quer dizer, consumir no máximo duas ou três pequenas porções por dia (20g).

Este alimento consumido de forma prolongada e abundante pode provocar excitação, insónia e gastrite, devido a uns constituintes que tem, denominados alcalóides, que estimulam o sistema nervoso. No entanto, isto só acontece comendo muito, tendo em conta que bebidas como o chá ou o café contêm mais alcalóides que o chocolate.

Ao ser um alimento muito calórico devemos limitar o seu consumo, sobretudo a pessoas que sofrem de obesidade, como outros alimentos muito energéticos! Os maiores componentes do chocolate são as gorduras e o açúcar, pelo que as pessoas que seguem uma dieta controlada nestes nutrientes têm o seu consumo restringido. Por outro lado, o chocolate contém taninos, substâncias que, pelo seu poder adstringente, estão contraindicadas na prisão de ventre.

O chocolate preto tem, também, propriedades benéficas para a pele, já que facilita a drenagem das camadas profundas e superficiais da pele com a aplicação de massagens terapêuticas, resultando adequadamente no tratamento da celulite, secura, manchas de pele, proporcionando mais brilho já que tem propriedades esfoliantes, hidratantes e revigorantes. Ideal para todos os homens e mulheres que gostam de cuidar de si! O poder hidratante favorece o tratamento da pele seca, que é responsável pelo aparecimento de rugas. Se é daquelas pessoas que passa 30 minutos em frente ao espelho, todos os dias, aponte! Além disso, o cacau é usado na preparação de cremes cosméticos. Como vê é perfeito para todas as idades!

Depois de toda a informação, pode perguntar-se “então quanto chocolate podemos comer?” Como tudo na vida, o termo médio é a chave para o sucesso. Assim pois, a quantidade recomendada de chocolate preto é um consumo reduzido, mas frequente. Só assim, poderá aproveitar os efeitos benéficos que nos oferece e que explicámos.

Será capaz de comer apenas uma ou duas porções por dia?

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Receitas.

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes